Resumo

Título do Artigo

ENVIRONMENTAL, SOCIAL AND GOVERNANCE E OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL : UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Luis Carlos Zucatto
- Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas Responsável pela submissão

Reumo

No que concerne a iniciativas de ESG em vista de se alcançar os ODS, a governança ambiental, como destacam Mahmood et al. (2021), auxilia no incentivo a investimentos e esforços organizacionais para melhorar seu desempenho ambiental. Já, quanto à governança social, Siakwah et al. (2020) defendem que essa contribui para o aumento da participação de organizações na consecução dos ODS. E em relação à governança corporativa, Dahlmann et al. (2019) argumentam que sua implementação eficaz incentiva a realização dos ODS.
Investigar como se organiza a produção científica internacional sobre a ESG em vista de se alcançar os ODS
Para a consecução dos ODS, segundo Sadiq et al. (2023), os governos e as organizações devem adotar, e avaliar, políticas de ESG, visando as transformações necessárias no longo prazo. Nesta mesma perspectiva, Hieu e Hai (2023) defendem a importância de se promover práticas de ESG nos diferentes países, pois essas têm implicações para o alcance dos ODS. Estes autores ainda concluem que escores de ESG das organizações desempenham papel crucial na consecução dos ODS, com especial ênfase na segurança dos trabalhadores, eficiência energética e autonomia dos conselhos de administração.
Se optou pela busca de estudos na Web of Science – WoS, a qual é mantida pela Clarivate AnaliticsTM, que mantém o serviço de indexação. Na busca de estudos que abordassem as temáticas da ESG e dos ODS utilizou-se a expressão “Environmental social and governance”, no campo “Topic” na WoS Core Collection, sem delimitação temporal. Assim, na busca com a expressão “Environmental social and governance”, resultaram 1.770 estudos. Como a WoS apresenta filtros na opção “Analyse Results”, se refinou a busca pelo filtro “Sustainable development goals”, resultando 296 estudos.
Dos 296 trabalhos analisados, o primeiro foi publicado em 2007. O crescimento das publicações se dá a partir de 2018, chegando em 2022 com 115 publicações. Nesses, o termo de maior ocorrência foi ESG (67 vezes) e o ODS 08 (68 vezes). Obtiveram-se 6 clusters, no processo de análise de ocorrências das palavras-chave. Levando em conta que o ODS 08 é o que mais seria de supor que as preocupações de pesquisadores que trabalhem com a abordagem da ESG, relacionando-a aos ODS, estejam centradas em questões como trabalho análogo à escravidão, inclusão, direitos dos trabalhadores e seguridade social...
No que diz respeito aos estudos que associem a ESG aos ODS, identificou-se recorrência de trabalhos focados em aspectos relacionados às finanças e ao ODS 08. Como este objetivo agrega o trabalho decente e crescimento econômico, não foi possível verificar se a associação da ESG seria mais forte com o trabalho decente ou com o crescimento econômico, uma vez que essas perspectivas não são, necessariamente, ligadas entre si. Neste sentido, pode-se dizer que, por exemplo, se percebe o avanço de iniciativas de precarização do trabalho, por meio da supressão de direitos trabalhistas.
DAHLMANN, F.; STUBBS, W.; GRIGGS, D.; MORRELL, K. Corporate actors, the UN sustain-able development goals and earth system governance: a research agenda. The Anthropocene Review, v. 6, n. 1-2, p. 167–176, 2019. HIEU, V. M.; HAI, N, T. The role of environmental, social, and governance responsibilities and economic development on achieving the SDGs: evidence from BRICS countries. Economic Research, v. 36, n. 1, p. 1338-1360, 2023. SADIQ, M. et al. The role of environmental social and governance in achieving sustainable development goals:evidence from ASEAN countries. Econ