Resumo

Título do Artigo

STATUS DO CONHECIMENTO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (RSC) NO BRASIL
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - ALEX JOSE DE ALMEIDA
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Ciências Biológicas Responsável pela submissão
2 - GABRIEL COSTA SILVA DE SOUZA
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - POS-GRADUACAO EM ADMINISTRACAO
3 - José Paulo de Sousa
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - PPGA

Reumo

Ao longo dos anos, diversos conceitos e teorias foram criados para discutir a atuação empresarial de forma mais ética e sustentável, aproximando os objetivos empresariais com preocupações ambientais, sociais e de transparência nos negócios. Entre essas abordagens, sem dúvidas, uma das mais utilizadas nos últimos anos é aquela que trata da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), abordada na língua inglesa como Corporate Social Responsibility (CSR). No presente documento, abordaremos o termo como CSR, devido ao fato de ser a abreviação mais comumente encontrada na literatura.
A nosso ver, devido ao importante uso da CSR no Brasil e no mundo, é necessário entender como ela tem sido utilizada no campo de pesquisa e avaliar se seu uso se aproxima das bases teóricas da base teoria.No primeiro momento, realizou-se uma busca por literatura abrangente sobre o tema, contando sua origem e desenvolvimento no cenário mundial. Posteriormente, foi realizado o aprofundamento para o cenário brasileiro, uma vez que são escassos os estudos que se propõem a fazer tal avaliação.
Berger & Luckmann (1966) enxergam a CSR como uma construção social, difícil de ser definida, que deve ir muito além dos conceitos existentes, os quais podem trazer dificuldades de entendimento, resultando no não cumprimento de seu papel de construção social pelas empresas. Ashley et al. (2003) abrangem em seus conceitos que a responsabilidade social corporativa é qualquer ação da empresa que possa melhorar a qualidade de vida da sociedade, sendo um compromisso empresarial, de maneira ampla ou específica, no que tange seu papel na comunidade e a prestação de contas para com ela.
Utilizou-se uma meta-análise qualitativa como técnica de revisão de literatura, tendo como base metodológica os mesmos procedimentos utilizados por Jhunior et al., (2021). Zimmer (2006) indica que uma meta-análise é uma investigação sistemática baseada em comparações e análises de dados de pesquisas primárias, consideradas significativas em relação ao assunto em foco. O objetivo é desenvolver conhecimentos teóricos visando maior possibilidade de aplicações em situações práticas e estudos posteriores (Zimmer, 2006).
Para responder ao objetivo principal deste trabalho, que pretende buscar conhecimentos voltados para o Status de Conhecimento da CSR no Brasil, buscou-se analisar os dados considerando os seguintes indicadores bibliométricos: total de publicações e países mais influentes na base estudada - a saber Scopus - journals mais influentes em relação ao tema em estudo, além de analisar os principais autores através de análises de cocitação, concorrência de palavras chaves para direcionamento da temática, e acoplamento bibliográfico com a finalidade de aprofundar o tema em estudo.
O presente estudo objetivou expor conhecimentos voltados para o status do conhecimento da CSR, inicialmente, em uma abordagem teórica na qual foi apresentada as origens do campo de estudo e evolução de seus conceitos. Par ao caso específico do Brasil, foi realizada uma sistemática da literatura e o uso de ferramentas de bibliometria, utilizando publicações presentes na base de dados da Scopus. Os objetivos propostos foram alcançados, com a apresentação de resultados que confirmaram a importância do tema na escala global e nacional.
ABREU, M. C. S., DE CASTRO, F., DE ASSIS SOARES, F., & DA SILVA FILHO, J. C. L. (2012). A comparative understanding of corporate social responsibility of textile firms in Brazil and China. Journal of Cleaner Production, 20(1), 119-126. ALON, I., LATTEMANN, C., FETSCHERIN, M., LI, S., & SCHNEIDER, A. M. (2010). Usage of public corporate communications of social responsibility in Brazil, Russia, India and China (BRIC). International Journal of Emerging Markets. BARIN CRUZ, L., & BOEHE, D. M. (2010). How do leading retail MNCs leverage CSR globally? Insights from Brazil. Journal of business eth