Resumo

Título do Artigo

A GOVERNANÇA DE TERRITÓRIOS COM MINERAÇÃO
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - ALEX JOSE DE ALMEIDA
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Ciências Biológicas Responsável pela submissão

Reumo

O objetivo desse ensaio acadêmico é apresentar e definir a governança de territórios. Para isso serão apresentados e detalhados os conceitos individuais de governança e território. Também serão discutidas as parcerias entre setores, com aquelas tão frequentes na reparação do território estudado. O rompimento da barragem de rejeitos da empresa Vale S.A. na região do córrego do feijão em Brumadinho, ocorreu em 25 de janeiro de 2019 e foi considerado o maior desastre no ambiente de trabalho na história do Brasil, sendo também um dos maiores desastres ambientais da mineração do país.
Territórios com mineração tem sido centro de estudos e debates, com dificuldades visíveis e recorrentes de diálogos entre os atores (Owen & Kemp, 2012). Esses autores abordam os desafios enfrentados pelas comunidades locais, empresas mineradoras e outras partes interessadas, como o governo, enfrentam na negociação de acordos em torno de riscos e benefícios associados a extração mineral. Milanez et al. (2021) comentam que na sequência de um grande desastre não há tempo para um “desenho racional” das medidas propostas para a recuperação e as decisões são elaboradas, testadas e adaptadas simultan
Esses conceitos serão importantes para entender a configuração proposta para a gestão das medidas de reparação, na continuação da agenda de pesquisa proposta. Nesse sentido, trabalhamos com a definição de Governança a qual considera o conjunto de atores estatais e não estatais interconectados por laços formais e informais operando dentro do processo de formulação de políticas e inserido em configurações institucionais específicas (Marques, 2013). Por sua vez, o Território é o espaço de vida das pessoas, onde elas estabelecem suas relações com outros indivíduos e com espaço em sua volta.
OWEN, J.R.; KEMP, D. (2012). Assets, capitals, and resources: Frameworks for corporate community development in mining. Business and Society, n. 51, v. 3., p. 382-408. MILANEZ, B., ALI, S. H.; PUPPIM DE OLIVEIRA, J. A. (2021). Mapping industrial disaster recovery: Lessons from mining dam failures in Brazil. Extractive Industries and Society, n. 8, v. 2, p. 100900.