Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO E LGBTQIA+: percepções sobre preconceito no mercado de trabalho e no empreender
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Claudio Augusto Ferreira Di Marco
- PPGAO Responsável pela submissão
2 - Ana Paula Zampieri Tarossi
Fundação Herminio Ometto - FHO - Administração
3 - Gabriela Baptista dos Santo
-

Reumo

Atualmente, falar sobre empreendedorismo costuma ser tema central em trabalhos de eventos científicos, objeto de estudo em disciplinas específicas sobre a temático ou não, em discussões e planejamento de políticas públicas para solução de crises e, até mesmo, em conversas de mesa de bar. Porém, é possível questionar se o ato de empreender está isento ou não de preconceitos, logo, a diversidade no empreendedorismo é um tema importante, principalmente, pela visibilidade que a causa LGBTQIA+ vem recebendo, permitindo conhecer e entender esse público e os diversos problemas a serem solucionados
Há diversas dificuldades e barreiras na trajetória de se empreender, contudo, pode-se s questionar se esse caminho para as pessoas LGBTQIA+ é um processo mais complicado do que se espera, marcado por algum tipo de preconceito recorrente. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo principal trazer uma análise baseada nas experiências de alguns empreendedores do público LGBTQIA+, destacando a questão do preconceito envolvido na trajetória deles, a fim de, com isso, contribuir para um maior conhecimento sobre o tema LGBTQIA+ no empreendedorismo de negócios
Para o Global Entrepreneurship Monitor o empreendedorismo pode ser definido como uma tentativa de criar um negócio, seja por atividade autônoma ou individual (GEM, 2023). Segundo José Dornelas, uma visão mais relacionada à pessoa do empreendedor, indica que os empreendedores são assim, pois são indivíduos com um diferencial, que possuem motivações e gostam do que fazem, não aceitando serem mais um em meio à multidão, mas sim, desejando serem reconhecidos. Contudo, preconceito contra os sujeitos que divergem dos padrões heteronormativo são situações presentes no mercado de trabalho
Trata-se pesquisa de cunho exploratório e descritivo realizada junto a pessoas da comunidade LGBTQIA+, com coleta de dados se daria mediante questionário com perguntas direcionadas a noções de empreendedorismo e também sobre preconceito e discriminação (questionário composto de quatorze questões, compostas por questões abertas e fechadas). A análise dos dados foi qualitativa, com o foco na comparação dos achados com outras pesquisas já realizadas sobre o preconceito, adaptado por analogia aos objetivos do presente trabalho
Foi verificado que de fato público LGBTQIA+ empreender está, de alguma forma, ocorre por preconceito e à discriminação expressas no momento de contratação ou no ambiente organizacional. Contudo muitos indivíduos optaram por esse caminho por convicção e desejo pessoal de mudar sua realidade, pela independência financeira, logo, aproveitaram de uma realidade ruim do mudo do trabalho para mudarem suas vidas. Observou-se que há momentos em que ocorrem a discriminação e o preconceito tanto por outros empreendedores, quanto por consumidores que deixaram de comprar produtos e ou contratar serviços.
Esta pesquisa analisou as experiências de empreendedores LGBTQIA+, destacando a questão do preconceito envolvido na trajetória. Neste sentido, foi verificado realmente o fato de se empreender por questões relativas ao preconceito e à discriminação, mas, muitos optaram por esse caminho por convicção e desejo pessoal de mudar sua realidade. Este trabalho, contudo, obteve uma amostra mais reduzida e não representativa de todo o universo LGBTQIA+, percebendo-se nisso uma limitação do estudo, sendo que em futuras pesquisas seria interessante realizar entrevistas semiestruturadas com pessoas da com
DORNELAS, José. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Jose Dornelas – 6. Ed, - São Paulo: Empreende/Atlas, 2016 FERREIRA, Renata Costa. O gay no ambiente de trabalho: análise dos efeitos de ser gay nas organizações contemporâneas. 2007. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade de Brasília, Distrito Federal, 126p. GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR (GEM). Empreendedorismo no Brasil: 2022. Relatório Executivo. Coord. de Simara Maria de Souza Silveira Greco; diversos autores. Data SEBRAE. Publicado em 19/01/2023.