Resumo

Título do Artigo

Perfil profissional na relação entre cultura e capacidade de aprendizagem organizacional
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Vânia cristina ferreira
Universidade de Blumenau - FURB - PPGAD/ Administração Responsável pela submissão
2 - NELSON HEIN
-
3 - Adriana Kroenke
-
4 - Fabiano Goldacker
Universidade de Blumenau - FURB - Blumenau

Reumo

A teoria moderna de decisão gerencial requer equilíbrio entre cultura organizacional e perfil do decisor(Silveira et al., 2016).Ambientes altamente competitivos requerem estratégias de gestão que aumentem a competitividade e a sustentabilidade(Hurtado-Palomino et al., 2022).Práticas de gerenciamento de recursos humanos e gestão do conhecimento são fundamentais para o desempenho organizacional (Singh et al.,2021).Organizações bem-sucedidas promovem o desenvolvimento e compartilhamento do conhecimento(Hussein et al., 2016), investem em educação e treinamento aos profissionais(Alas & Mousa,2016).
O perfil do profissional na organização tem influência na relação entre a cultura (CO) e a capacidade de aprendizagem organizacional (CAO)? Neste contexto, o objetivo desse estudo é avaliar o efeito moderador das características individuais, como sexo, idade, escolaridade e tempo de serviço, na relação entre CO e CAO, usando o método Evaluation Based on Distance from Average Solution (EDAS) para auxiliar nas tomadas de decisão. A partir de um estudo de caso com 504 dados de uma empresa do varejo alimentar brasileiro.
A relação entre cultura e aprendizado é crucial para as organizações buscando vantagem competitiva (Lafuente et al., 2019).Conhecimento interno compartilhado constitui uma vantagem competitiva e impulsiona o aprendizado organizacional(Davenport & Prusak, 1998).Aprendizagem organizacional é, portanto, uma ferramenta para mudança e renovação sustentável em ambientes em constante evolução (Baruch, 2010).Os gestores devem compreender suas dimensões para usá-las eficazmente na busca dos objetivos de desempenho (Pham & Hoang, 2019).Profissionais são fundamentais para essa transformação(Baruch,2010).
Método hipotético-dedutivo, de natureza aplicada e abordagem quantitativa.Pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos é uma survey. Foram utilizados modelos lineares hierárquicos (MLH). Para a modelagem linear hierárquica foi utilizado o método Evaluation Based on Distance from Average Solution (EDAS), proposto por Ghorabaee et al., (2015). Trata-se de um estudo de caso, realizada em uma organização do varejo alimentício localizada no sul do Estado de Minas Gerais.População de 680 e amostra 504 dados.Para cálculo de amostragem foi considerado intervalo de confiança de 99%,margem de erro 3%.
Forte relação entre CO e CAO,confirmando a Hipótese(H)1 do estudo.Idade dos profissionais teve um efeito moderador positivo na relação entre CO e CAO, apoiando H4,indicando que quanto maior a idade, maior a relação entre essas variáveis.Tempo de serviço teve um efeito moderador negativo, contrariando a H5, o que significa que os profissionais com menos tempo de serviço tinham uma relação mais forte entre CO e CAO.Gênero teve um efeito moderador significativo na relação e moderador mais positivo entre CO e CAO,à medida que a CO se fortalece,CAO tende a aumentar mais significativo entre homens.
Os resultados desse estudo ressaltam a importância de considerar características individuais, como idade, gênero e tempo de serviço, ao analisar a relação entre cultura organizacional e capacidade de aprendizagem organizacional. Essas descobertas têm implicações para a gestão de recursos humanos e podem ajudar as organizações a desenvolver estratégias mais eficazes para melhorar a aprendizagem e a inovação, por exemplo, disponibilizando recursos e práticas de equidade para melhor política inclusiva.
Ngugi, P.; Komen, J.; Korir, M. (2021). Organizational culture, organizational learning and performance of firms. Yadav, M., & Rajak, R. (2021). Impact of diversity management practices on learning organization and organizational performance in hotel industry. Zabotti, É. D., & Bertolini, G. R. F. (2019). As perspectivas teóricas utilizadas na produção científica de gênero em posição de liderança nas rganizações The theoretical perspectives used in the scientific production of gender on leadership positions in organizations.