Resumo

Título do Artigo

FINANÇAS VERDES E A SUSTENTABILIDADE NOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Finanças Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Fernanda Beatryz Rolim Tavares
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Responsável pela submissão
2 - Flávia Mendes de Almeida Collaço
-

Reumo

O financiamento verde surge como um facilitador no combate às ameaças e danos ambientais e sua origem pode ser retratada a partir do conceito de economia verde (BHATNAGAR; SHARM, 2022). Esse financiamento abrange uma ampla gama de instrumentos financeiros específicos, desde empréstimos privados a seguros, ações, derivativos e fundos fiscais ou de investimento (NOH, 2018). De acordo com Soundarrajan e Vivek (2016), as finanças verdes objetivam incluir de forma estratégica o setor financeiro na transição em busca de economias mais otimizadas e com menores emissões.
Quais são os instrumentos do financiamento verde que estão sendo mobilizados para o alcance dos ODS nos mercados emergentes?
O G20 Insights on Climate Policy and Finance define os instrumentos financeiros verdes como “todas as formas de investimento ou empréstimo que consideram o efeito ambiental e aumentam a sustentabilidade ambiental” (BERENSMANN et al., 2017). Diante a literatura, as suas principais operações incluem títulos verdes, microfinanças, fundos sustentáveis, investimentos de impacto, propriedade ativa, créditos para sustentabilidade ambiental e aprimoramento de sistemas financeiros inteiros (GUANG-WEN; SIDDIK, 2022).
Revisão sistemática/bibliometria/análise de conteúdo, conduzida pela metodologia PRISMA e estruturação Modelo SYSMAP . As buscas foram realizadas na base de dados Scopus e com o auxílio do Rayyan se procedeu a filtragem dos artigos. Foi utilizado o software VOSviewer para auxiliar na análise bibliométrica.
Os resultados revelaram que os instrumentos de financiamento verde explorados nos estudos contribuem para doze dos dezessete ODSs, podendo desempenhar um papel importante para o alcance das metas globais. Os ODS 7 (Energia Limpa e Acessível) e 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) surgiram com destaque, presentes em todas as categorias. Os instrumentos encontrados foram classificados em categorias: Financiamento governamental, Fundos, Investimento privado/não estatal, Parceria público privada, Instituições financeiras, Mercado de capitais e Investimento estrangeiro direto.
A análise de conteúdo contribuiu para identificar quais são os instrumentos retratados na literatura em relação aos países em desenvolvimento e como está o desenvolvimento de pesquisas nessa área. A análise revelou que esses instrumentos de financiamento verde desempenham um papel importante na promoção de práticas sustentáveis. Entretanto, embora o financiamento verde possa ser direcionado para diversas modalidades dentro da sustentabilidade, a maioria das pesquisas da amostra retratam a intenção de mitigação e adaptação climática.
BHATNAGAR, S.; SHARMA, D. Evolution of green finance and its enablers: A bibliometric analysis. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v.162, p.112405, 2022. NOH, H. J. (2018). Financial strategy to accelerate green growth. ADBI Working Papers, n 866. Tokyo: Asian Development Bank Institute. Disponível em: . Acesso em: 15 de jun de 2023. SOUNDARRAJAN, P.; VIVEK, N. Green finance for sustainable green economic growth in India. Agricultural Economics, v.62, n.1, p.35-44, 2016.