Resumo

Título do Artigo

ECO EFICIÊNCIA NAS OPERAÇÕES INDUSTRIAIS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - HERLANE CHAVES PAZ
Universidade Federal de Pernambuco - Programa de Pós Graduação em Administração -PROPAD/UFPE Responsável pela submissão
2 - Francisco Dennes Rocha Pereira
-
3 - Ana Maria Vicente da Silva
Universidade Federal de Pernambuco - Programa de Pós-Graduação em Administração PROPAD

Reumo

O crescimento acelerado das cidades, o aumento da produção e o consequente aumento do consumo resultaram em um aumento significativo na geração de resíduos, tanto de origem industrial quanto doméstica. Esse cenário despertou crescente preocupação com o meio ambiente e com os processos de produção. A questão ambiental passou a ser uma pauta global premente. Mais recentemente, as discussões e debates têm se concentrado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que têm implicações diretas nas estratégias de gestão e nas operações das organizações, com foco na busca da ecoeficiência.
O artigo se propõe através de uma bibliometria, a mapear e caracterizar as pesquisas científica sobre eco eficiência nas operações, com intuito de compreender as melhores práticas e estratégias para promover um futuro mais sustentável e eco eficiente em diversos contextos. Para alcançar a ecoeficiência, as empresas podem adotar práticas como a implementação de processos de produção mais limpos, a redução de resíduos, a gestão do ciclo de vida dos produtos, a diminuição do consumo de recursos, a prevenção da poluição e o gerenciamento de sistemas ambientais.
Pesquisas em eco eficiência e sustentabilidade ambiental tem sido um campo de grande interesse e relevância no cenário científico atual. Ao longo dos anos, diversos autores contribuíram com valiosas investigações e estudos que abordam questões cruciais relacionadas à gestão ambiental, eficiência de recursos e redução de impactos ambientais. Neste contexto, autores como Scholz e Wiek (2005), Ravi (2015), Han et al. (2019), Ball e Lunt (2020), Yi e Lim (2021), Cui e Wang (2023) são considerados autores relevantes na temática com insights valiosos da prododução e eco eficiência.
A pesquisa foi realizada com o intuito de verificar como a eco eficiência na temática de operações vem sendo trabalhada na comunidade acadêmica e científica. Para tanto, foram levantados artigos no banco de dados Web of Science que abordassem “eco-efficiency” AND “operations” em resumos. Nos resultados foram obtidas 163 publicações. O intervalo de tempo estabelecido foi com fim em 2023 e sem data de início.Foram excluídos 43 artigos de conferências e 3 artigos antecipados, ficando somente 117 artigos e artigos de revisão.
As publicações encontradas originaram-se de 25 países, sendo os mais relevantes, em quantidade de documentos, China, Brasil e Espanha. Os trabalhos foram publicados em dez diferentes editoras e evidenciando muitas pesquisas por periódicos, indicando que o tema tem sido estudado continuamente. Percebe-se que a editora Elsevier (61 publicações – 52,14%).Agências financiadoras com mínimo 2 artigos publicados são National Natural Science Foundation Of China Nsfc têm 10 artigos, CAPES com 6 artigos e CNPQ com 4 artigos.
Estudos têm se concentrado em avaliar a eficiência de recursos, redução de impactos ambientais, adoção de práticas sustentáveis e estratégias para melhorar a eco eficiência em várias operações e processos. Embora as abordagens e métodos variem entre essas pesquisas, todas elas compartilham o objetivo comum de promover práticas mais sustentáveis e eficientes em termos de recursos. Esses estudos contribuem significativamente para o acúmulo de conhecimento e oferecem insights valiosos para a tomada de decisões sustentáveis em diferentes setores da indústria e da gestão ambiental.
AL?NAJJAR, Basil; ANFIMIADOU, Aspioni. Environmental policies and firm value. Business Strategy and the Environment, 2012, 21.1: 49-59. AVADÍ, Ángel; VÁZQUEZ-ROWE, Ian; FRÉON, Pierre. Eco-efficiency assessment of the Peruvian anchoveta steel and wooden fleets using the LCA+ DEA framework. Journal of cleaner Production, 2014, 70: 118-131. BALL, Peter; LUNT, Peter. Lean eco-efficient innovation in operations through the maintenance organisation. International Journal of Production Economics, 2020, 219: 405-415.