Resumo

Título do Artigo

Contabilidade de Custos de Fluxos de Material: Instrumento para Melhorias Ambientais em Cadeias de Suprimento
Abrir Arquivo

Tema

Finanças Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Fabio Walter
Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Administração Responsável pela submissão

Reumo

Considerando a demanda por processos mais sustentáveis, cabe à academia divulgar ferramentas recentes e menos conhecidas para pesquisa e adoção empresarial. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é apresentar as características da Contabilidade dos Custos de Fluxos de Material, que é um artefato da Contabilidade Ambiental pouco divulgado no Brasil e com um grande potencial para oportunizar melhorias ambientais nos processos produtivos. Adicionalmente, se discute como a CCFM pode trazer melhorias a cadeias de suprimento e o panorama das publicações sobre este instrumento no Brasil.
A Contabilidade dos Custos de Fluxos de Material (Material Flow Cost Accounting) é um método de custeio desenvolvido para auxiliar a gestão da produção de indústrias manufatureiras. A CCFM mapeia os fluxos de recursos físicos (materiais, energia e/ou emissões) nos processos de manufatura, visando apoiar o custeio dos recursos usados no produto final, desperdiçados ou reciclados. Além do custeio, as informações servem de base para a medição dos impactos ambientais. A CCFM também pode ser estendida à melhorias econômicas e ambientais no escopo das cadeias de suprimento envolvidas.
A adoção das mais avançadas tecnologias ambientais é imperativa no mundo atual, assim seria de se esperar que a Contabilidade de Custos de Fluxos de Material não fosse desconsiderada pela pesquisa brasileira. Contudo, encontrou-se neste trabalhoapenas uma obra (Rocha, 2022) sobre a utilização da CCFM no Brasil, o que sugere uma desatenção e oportunidades de muitas contribuições por parte de pesquisadores de nosso país em nas tendências atuais de investigação da CCFM, mais especificamente, as que relacionam a mesma com o desperdício de alimentos e a economia circular.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 14051: Gestão ambiental - Contabilidade dos custos de fluxos de material - Estrutura geral. Rio de Janeiro: ABNT, 2013. INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 14052: Environmental management - Material flow cost accounting - Guidance for practical implementation in a supply chain. Geneve: ISO, 2017. TRAN, T. T.; HERZIG, C. Material flow cost accounting in developing countries: a systematic review. Sustainability, Basel, v. 12, n. 13, p. 1-18, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/su12135413.