Resumo

Título do Artigo

ESTUDO DAS POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO SETOR AGROINDUSTRIAL EM JANAÚBA-MG
Abrir Arquivo

Tema

Agronegócios e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Maria Luiza Souza Ferreira
Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES - Campus Darcy Ribeiro
2 - Danilo Alves Ribeiro
Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES - Campus Darcy Ribeiro Responsável pela submissão
3 - Paula Ferreira Ribeiro
Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES - Campus Darcy Ribeiro

Reumo

O município de Janaúba, situado em Minas Gerais, tem sua história econômica ligada à pecuária e à agricultura de subsistência. No entanto, recentemente, a região tem se destacado na produção de banana e frutas irrigadas, contribuindo para a economia local. Este estudo aborda a transformação econômica de Janaúba, avaliando seu potencial no setor agroindustrial. Exploramos a relevância de políticas de incentivo público e programas como a Incubadora de Empresas para impulsionar o desenvolvimento sustentável no município.
Considerando o contexto econômico dinâmico e sua relevância regional, este estudo busca responder o problema de pesquisa: “O município de Janaúba apresenta potencial para o desenvolvimento de empresas agroindustriais?”. Para responder tal problema, pretende-se: Coletar e analisar dados estatísticos recentes sobre a economia de Janaúba, incluindo indicadores de produção agrícola, emprego e renda. Com essa abordagem, objetivamos contribuir para a compreensão das oportunidades do município para uma transição para uma economia agroindustrial.
O trabalho está fundamentado nas características de Janaúba - MG observadas a partir dos censos do IBGE, considerando o espaço urbano e agrário do município. Apresenta ainda tabelas que evidenciam os tipos de empresas, perfil dos produtores, condições de produção e variedade das lavouras, além das principais características da produção agroindustrial a partir de uma, assim chamada, “modernização” da agricultura tradicional. O fomento à criação de empresas agroindustriais pode ser condicionado por políticas públicas voltadas para o desenvolvimento desses empreendimentos.
Para realizar os objetivos da pesquisa, realizou-se uma análise quali-quantitativa com base em dados estatísticos, incorporando uma abordagem teórica e empírica, conforme sugerido por Lüdke e André (1986). Além de um estudo exploratório através da coleta de dados, também foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre agroindústrias e Janaúba. Utilizamos métodos de pesquisa documental e fontes como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para obter informações relevantes para o estudo.
Com base nos dados da seção de fundamentação teórica, Janaúba possui 171.376,24ha de empreendimentos agrícolas, a maioria de produtores individuais, homens de baixa escolaridade, 1.250 sem assistência técnica e 1.003 sem financiamento. A produção agrícola foca em grãos e fruticultura, indicando potencial para agroindústrias locais, que podem impulsionar a independência econômica da população de baixa renda. A localização estratégica da cidade, com conexões rodoviárias, facilita a distribuição nacional e internacional da produção.
Através da análise dos dados apresentados neste trabalho, podemos concluir que a cidade de Janaúba possui condicionamento de infraestrutura e produção, além da capacidade organizacional de desenvolvimento de empresas da agroindústria de pequeno à médio porte, trazendo para a região a modernização da produção, geração de empregos e aumento de renda, alavancando o desenvolvimento do município de médio porte a frente de outros da região do Norte do Estado de Minas Gerais.
HERMANO, Vivian Mendes. Janaúba/MG: uma cidade média no Norte de Minas Gerais. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) - Belo Horizonte, 2016. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Agropecuário 2017. OLIVEIRA, Marcos Fábio M. et al. Formação Social e Econômica do Norte de Minas. Montes Claros - MG: Unimontes, 2000. 97 p.38. SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Plano de Des. do Arranjo Produtivo Fruticultura do Norte de Minas Gerais (2004). Brasília: SEBRAE. Disponível em:. Acesso em: 04 set 2023.