Resumo

Título do Artigo

HÁ ESPAÇO PARA A MICROEMPRESA CALÇADISTA NO MERCADO EXPORTADOR? Estudo de caso de microempresas do interior do Estado de São Paulo
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Talita Borges Teixeira
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP BAURU - Faculdade de Engenharia de Produção Responsável pela submissão
2 - Adriano Alves Teixeira
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - CPTL - TRES LAGOAS MS
3 - Tiago Estrela da Cunha Moraes
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP BAURU - FEB - Engenharia de Produção
4 - Yasmin Gabriele Rodrigues Queiroz
-
5 - Rayssa Felicio Carneiro
Etec Doutor Renato Cordeiro - 1

Reumo

Na atualidade somos alvos de grandes avanços tecnológicos que alteraram completamente o cenário industrial e comercial em todo o mundo, como fruto da mundialização temos o Comércio Exterior, que apesar, da tamanha relevância na economia, tem a participação limitada de micro e pequenas empresas. Nesse cenário, constatou-se que no meio acadêmico são escassos os estudos que analisem programas de exportação especificamente para microempresas.
Identificar as principais dificuldades e barreiras enfrentadas pelas microempresas para ingressar no mercado de exportação em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Além disso, visa compreender as razões pelas quais as pequenas e microempresas desistem de exportar, assim como a importância da implementação do comércio exterior para as microempresas e os programas de exportação direcionados a elas. Nesse sentido a questão que norteia nosso trabalho é: Quais motivações e as dificuldades/desafios enfrentadas pela microempresa para se inserirem no mercado exportador?
O comércio exterior é uma importante atividade econômica que envolve a troca de bens, serviços e recursos entre países. Essa prática desempenha um papel fundamental na globalização e no crescimento econômico. Apesar de sua importância, a participação das micro e pequenas empresas no mercado internacional ainda é bastante limitada. No entanto, é crucial que essas empresas busquem conhecer e superar tais desafios e explorem o comércio exterior como uma oportunidade estratégica para seu crescimento e desenvolvimento.
Foi realizado um levantamento de dados sobre a importância das micro e pequenas empresas no setor nacional e sobre as principais barreiras da exportação apontadas na literatura. Seguindo a pesquisa qualitativa, um estudo de caso múltiplo foi elaborado para avaliar os entraves encontrados em duas empresas iniciantes no cenário da exportação.
Os resultados revelaram que as principais dificuldades encontradas por microempresas são espaço produtivo, falta de conhecimento da documentação necessária, participação em feiras, marketing e divulgação da marca. Verificado também que as empresas estudadas estão iniciando práticas sustentáveis, pois verificam que será um diferencial competitivo futuramente no mercado exportador. Além disso, foi apresentado a essencialidade da implementação do comércio exterior dentro de microempresas para o desenvolvimento da instituição.
No que se refere às microempresas, ficou evidente que as decisões sobre exportação, aspectos burocráticos, organizacionais, marketing, entre outros, são centralizadas nos profissionais e sócios. Verificou-se uma grande demanda por profissionais com experiência em comércio exterior. Verificou-se também a relevância e a necessidade de maiores estudos sobre o assunto, assim como a concretização de programas para evitar as barreiras na exportação antes que elas ocorram . A preocupação das empresas estudadas quanto ao seu desenvolvimento sustentável ficou evidente.
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