Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DAS COOPERATIVAS AGROINDUSTRIAIS DOS ESTADOS DE SÃO PAULO E PARANÁ
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Lavínia Galdino Modesto
Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE - Presidente Prudente
2 - Isabela Agnes de Andrade Moreira
Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE - Presidente Prudente
3 - Gustavo Yuho Endo
- Business School Unoeste & Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Responsável pela submissão
4 - Wagner Aparecido Caetano
-
5 - Lechan Colares-Santos
Instituto Federal do Paraná - IFPR - Campus Assis Chateaubriand

Reumo

A sustentabilidade ganhou espaço dentro de todas as empresas, muitas delas divulgam seus relatórios para mostrar seu desenvolvimento nos setores ambiental, social e econômico (SOUZA; BENEDICTO; SILVA, 2021). O Brasil tem um importante papel na agricultura (EMBRAPA, 2017). Cooperativas sendo uma das estratégias na busca de melhoria da vida do agricultor (MOREIRA et al., 2008, p. 3). A sustentabilidade, se trata de um dos conceitos do cooperativismo, movimento este que busca transformação e equilíbrio (TRES; MAZZIONI; MAGRO, 2022).
O objetivo geral da pesquisa foi analisar os relatórios de sustentabilidade das cooperativas agroindustriais. Já os objetivos específicos foram: mapear as cooperativas agroindustriais nos estados de São Paulo e Paraná; verificar se as cooperativas possuem relatórios de sustentabilidade e explorar os relatórios de sustentabilidade sob a perspectiva do Triple Bottom Line.
As práticas sustentáveis tem o objetivo de controlar e direcionar as organizações para um mesmo objetivo (ZANONI; OLIVEIRA, 2023). Ao elaborar um relatório sustentável a empresa propõe nele mudanças de acontecimentos atuais atrelados a realidade de muitos, e com isso oferecer propostas de mudanças aumentando seu desenvolvimento sustentável, para que surta efeitos nas áreas internas e externas da organização (CORRÊA; RIBEIRO, 2020). Peixe e Protil (2000) a relevância das cooperativas agroindústrias diante a globalização dos mercados resulta em uma crescente exposição a contextos competitivos.
A metodologia utilizada foi de abordagem Qualitativa, com o tipo de pesquisa exploratória, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, nossa coleta de dados foi por meio dados secundários e análise de conteúdo (categorias Triple Bottom Line). As cooperativas foram selecionadas por meio de uma pesquisa no Google das cooperativas, por uma seleção aleatória buscando as que possuíam o relatório de sustentabilidade do ano de 2021 ou 2022. Foram identificadas 6 cooperativas, sendo 4 cooperativas que sua sede é no estado do Paraná e duas cooperativas que sua sede é no estado de São Paulo.
Os termos com ESG, GRI e ODS, vão sendo utilizados nas organizações, nem todas as cooperativas estão totalmente dentro dos padrões esperados dos relatórios, mas estão caminhando para adequar-se. As cooperativas Capal, Integrada e Cocamar estão crescendo economicamente, contratando mais pessoas e investindo na sustentabilidade. A Copacol, Coopermota e Copercana se destacam com investimentos estratégicos, todas adotando práticas sustentáveis, com o uso de energias limpas e projetos ambientais. Socialmente, contribuem para a comunidade por meio de eventos e apoio à educação, saúde e bem-estar.
Em síntese, segundo os relatórios de sustentabilidade analisados, essas cooperativas prosperam financeiramente, cuidam do meio ambiente e têm impacto positivo nas comunidades em que atuam. A análise dos relatórios de sustentabilidade revela a grande preocupação das cooperativas em adotar e efetivar práticas sustentáveis, destacando seus esforços e promovendo a transparência nas medidas tomadas para que haja uma gestão responsável, incentivando outras empresas na implementação das estratégias sustentáveis e boa utilização dos recursos naturais.
CORRÊA, R.; RIBEIRO, H. C. M. Evolução do Relatório de Sustentabilidade Global Reporting Initiative – GRI: 20 anos de aplicação. Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, v. 9, n. 2, p. 294, 31 dez. 2020. ELKINGTON, John. Cannibals with forks: the triple bottom line of 21st century business. Reino unido: Capstone Publishing Limited, 1997. ZANONI, B. L.; OLIVEIRA, S. A. DE. Reflexões sobre o sentido de sustentabilidade em organizações. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 63, n. 2, p. e2022-0028, 28 mar. 2023.