Resumo

Título do Artigo

Inovação Social na Escola de Samba Mancha Verde
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Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Fabiana de Lima Camargo
Centro Universitário Senac - Santo Amaro
2 - Davi Lucas Arruda de Araújo
Universidade Ibirapuera - Mestrado Profissional em Administração Responsável pela submissão

Reumo

As escolas de samba, tiveram a sua origem nas décadas de 20 e 30 e constituíram-se com base no que se chamava de “ranchos carnavalescos”, acabando por começar a criar uma identidade própria. Vale salientar que esse tipo de organização, em suas origens eram muito rígidas e no decorrer do tempo se tornaram flexíveis, oferecendo oportunidades para pessoas de todas as classes sociais e idades. Phills, Deiglmeier e Miller (2008) entendem que a inovação social pode ser considerada como a construção de uma solução inovadora, visando um melhor entendimento e produção de modificações sociais.
Quais os elementos da inovação social que podem ser utilizados para a captação de membros das comunidades circunvizinhas para Escola de Samba Mancha Verde? Analisar os elementos de inovação social utilizados para a captação de membros das comunidades circunvizinhas para participação nas atividades da Escola de Samba Mancha Verde. a) entender os recursos e as capacidades que a Mancha Verde possui e pode proporcionar as comunidades adjacentes; b) compreender as necessidades sociais das comunidades; c) compreender as principais dificuldades que afetam a Mancha Verde para captação de membros.
Na construção teórica será aplicado o modelo conceitual “dimensões chaves da inovação social” de Howaldt et al., (2014), mediante a investigação de cinco proposições desenvolvidas com base nas dimensões desse modelo. Por isso, essa pesquisa defende que se apropriar das premissas teóricas da inovação social pode permitir o fomento das práticas sociais, visando melhorar as necessidades emergenciais e os problemas do contexto social ao qual a escola de samba Mancha Verde pertence, uma vez que as práticas sociais da escola precisam ser socialmente aceitas e propagadas.
No que tange ao desenho metodológico desse estudo, foi aplicada uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória-descritiva com entrevistas junto a sete sujeitos de pesquisa, sendo quatro gestores da Escola Mancha Verde e três líderes comunitários. A escolha dos entrevistados, tanto dos sujeitos da escola de samba quanto dos agentes sociais, foi baseada no critério de acessibilidade, bem como a busca pela apresentação de uma visão ampla das ações da escola de samba junto à comunidade. Para o tratamento e análise de dados foi adotada a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2006).
Os resultados indicaram que quatro proposições se mostraram aderentes em relação ao modelo de análise. Todavia observou-se pouca aderência entre a escola de samba e as comunidades, uma vez que não há alinhamento de interesses entre as demandas. Assim, apesar das tentativas isoladas, o modelo de inovação social não revelou a presença de todos os seus elementos não relação entre os atores. Maurer e Silva (2014) defendem que as primeiras manifestações referentes a inovação social podem ser visualizadas com a conjunção de vários elementos associados entre os agentes que estejam vinculados.
As inovações sociais não devem se limitar à utilização de tecnologias, mas podem representar condições que incidam nos ganhos sociais com as mudanças estruturais locais. Vale mencionar que para ações de crescimento é importante que as iniciativas de inovação social contemplem processos dinâmicos e não-lineares, relacionados a diversos fatores que tem como resultante os esforços para solucionar problemas complexos vinculados à satisfação das demandas. Esta pesquisa se destaca pela originalidade e pela contribuição para a literatura com base na aplicação no modelo de Howaldt et al., (2014).
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