Resumo

Título do Artigo

O IMPACTO DO MARKETING DIGITAL, TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: Desafios e Oportunidades.
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Yasmin Gabriele Rodrigues Queiroz
-
2 - Rayssa Felicio Carneiro
Etec Doutor Renato Cordeiro - 1
3 - Talita Borges Teixeira
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP BAURU - Faculdade de Engenharia de Produção Responsável pela submissão
4 - Vinicius Silva Monteiro
-
5 - Sara Jacobsen Nascimento Pereira
Etec Doutor Renato Cordeiro - escolar

Reumo

Na atualidade é perceptível a transformação dos processos e modelos de negócios causada pelo atual desenvolvimento tecnológico que vêm tornando o velho método de marketing e de vendas ineficaz, como fruto disso temos o Marketing Digital, que apesar, da tamanha relevância na economia das empresas, tem sua participação limitada dentro de micro e pequenas empresas. Nesse cenário, constatou-se que é necessário contribuir para o esclarecimento e aprofundamento desse tema
O presente trabalho se norteia na problematização de um questionamento que é tendência, tópico de debates e latente na atualidade para a realização desse estudo: “O marketing digital, transformação digital e ecossistemas de inovação impactam na realidade das micro e pequenas empresas?” Buscando contribuir, esse estudo procura identificar qual o grau de implementação do marketing digital, transformação digital e ecossistemas de inovação em micro e pequenas empresas do interior de São Paulo. Bem como identificar a importância da transformação digital e do ecossistema de inovação.
O marketing digital tem se tornado um tópico amplamente debatido entre gestores e diversas organizações nos dias de hoje, devido ao seu potencial para transformar significativamente o destino de uma empresa. Quando implementado, o marketing digital pode atrair um vasto público de potenciais consumidores. A prática das empresas em promover seus serviços nas mídias sociais oferece várias vantagens aos consumidores, tais como: flexibilidade nos horários de compra, comparação de preços, acesso a feedbacks de outros compradores e uma ampla variedade de produtos disponíveis
O marketing digital tem se tornado um tópico amplamente debatido entre gestores e diversas organizações nos dias de hoje, devido ao seu potencial para transformar significativamente o destino de uma empresa. Quando implementado, o marketing digital pode atrair um vasto público de potenciais consumidores. A prática das empresas em promover seus serviços nas mídias sociais oferece várias vantagens aos consumidores, tais como: flexibilidade nos horários de compra, comparação de preços, acesso a feedbacks de outros compradores e uma ampla variedade de produtos disponíveis
Os resultados revelaram o Marketing Digital como um instrumento de sucesso dentro das organizações, em suas estratégias operacionais, no meio de comunicação organizacional e entre fornecedores, acessível para Micro e Pequenas Empresas com grande impacto impulsionando o crescimento de vendas, fidelizando e satisfazendo aos anseios dos consumidores. Além disso, foi apresentado a essencialidade transformação digital, capacitação dos funcionários, modelos de negócios atualizados e que incluem o digital, dentre outros
a implementação do marketing digital, transformação digital e ecossistemas de inovação nas micro e pequenas empresas não é apenas uma realidade, mas também uma necessidade imperativa. Conscientes da intensa competitividade neste cenário, essas empresas estão se preparando para a transformação digital. . Os resultados enfatizam a necessidade de um maior foco na capacitação e estruturação das empresas, a fim de aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelo marketing digital, transformação digital e ecossistemas de inovação, mantendo assim sua competitividade.
YASEEN, H.; AL-ADWAN, A. S.; AL-MADADHA, A. Digital marketing adoption among SMEs in Jordan: a mixed-method approach. Journal of Theoretical and Applied Information Technology, v. 97, n. 4, p. 1396-1407, 2019. MASRIANTO, Agus et al. Digital marketing utilization index for evaluating and improving company digital marketing capability. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, v. 8, n. 3, p. 153, 2022. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Marketing para o século XXI, 2006.