Resumo

Título do Artigo

ATRIBUTOS RELEVANTES PARA O CONSUMO DE CARNE CARBONO NEUTRO: RELAÇÃO ENTRE CONSUMIDORES, ASPECTOS INTRÍNSECOS E EXTRÍNSECOS
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ervilario Alves da Cunha Júnior
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - ESAN Responsável pela submissão
2 - Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva
-
3 - Eduardo Eugenio Spers
Esalq/ USP- ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ - Departamento de Economia, Administração e Sociologia

Reumo

Por causa de ações antrópicas, a emissão de gases de efeito estufa (GEE) contribui para o aquecimento global, motivo pelo qual é objeto de estudo a fim de diminuir o impacto sobre o meio ambiente. Tais emissões de GEEs poderão causar um maior aquecimento e por causa disso o potencial de prejudicar de forma grave a natureza e afetar a economia global como um todo. Sendo assim, tornando-se uma ameaça global mais premente a longo prazo para alcançar uma prosperidade e segurança mundiais futuras (SILVA; SANQUETTA, 2017).
Problema da pesquisa: quais são os atributos determinantes para o consumo de carne carbono neutro? Este trabalho tem como objetivo geral analisar os atributos determinantes para intenção de consumir a CCN. Para atingir o objetivo geral, pretende-se dividi-lo em específicos, sendo: a) mensurar o efeito dos atributos intrínsecos/extrínsecos do produto sobre a intenção de consumir CCN; b) avaliar a relação entre os atributos intrínsecos/extrínsecos do produto com a disposição a pagar mais por CCN; e c) verificar o efeito da consciência ambiental sobre a percepção acerca da CCN.
O comportamento dos consumidores de carne, no Brasil, de acordo com Costa e Brisola (2005), é influenciado por características do ambiente de compra, as quais interferem diretamente no processo de compra e na qualidade percebida pelo consumidor, uma vez que os principais indicadores de qualidade do produto, bem como busca de informações pelo mesmo, são o local de comercialização e atributos relacionados com a higiene, além de que a forma como é apresentado torna-se um diferencial para o consumidor.
Em relação a natureza da pesquisa, foi adotada a pesquisa quantitativa, pois, conforme lições de Creswell (2007), a partir dos resultados de uma amostragem, o pesquisador pode generalizar sobre a população. No tocante aos objetivos, esta pesquisa foi definida como descritiva, pois, foi adotada de maneira a relatar o ambiente como um todo e seus processos, sendo valorizados pela percepção da interpretação dos indivíduos diante de pensamentos, ações e sentimentos (GODOY, 1995).
A análise dos resultados com as variáveis do modelo optou por realizar uma análise estatística por meio do Modelo Estrutural (SmartPLS), sendo: a) modelo de mensuração: validade convergente, discriminante e confiabilidade composta; e b) ajuste do modelo para verificação de como as variáveis latentes se relacionam e se as relações são significantes por meio, por exemplo, da análise do R² (HAIR et al., 2005; RINGLE et al., 2015).
O estudo referente ao comportamento do consumidor atrelado à análise em atributos intrínsecos e extrínsecos oferece um excelente resultado, pois amplia a visão da questão para as mais variadas partes da cadeia (stakeholders). O conjunto de dados composto nesta pesquisa, é interessante para quem está no setor de carne, cujo objetivo é entender melhor o comportamento do consumidor para elaboração de campanhas de estratégias de marketing, bem como o estudo acadêmico na parte sustentável ao meio ambiente.
COSTA, N. G. BRISOLA, M. V. Comportamento dos agentes no processo de compra de carne bovina em açougues da cidade de UNAI/MG: Uma analise a luz da economia dos custos de transação. In: XLIII CONGRESSO DA SOBER, Ribeirão Preto, São Paulo. p. 1-18, 2005. CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. SILVA, B.E.n, SANQUETTA, C.R. Análise da contribuição nacionalmente determinada (ndc) brasileira em comparação aos países do BRICS. Revista Presença Geográfica, vol. VI, num. I, 2017.