Resumo

Título do Artigo

A ÉTICA DO TRABALHO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA QUINQUENAL
Abrir Arquivo

Tema

Espiritualidade na Organizações

Autores

Nome
1 - Joveci José de Oliveira Filho
Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Campus Chapecó Responsável pela submissão
2 - Juliano Danilo Spuldaro
Fundação Getulio Vargas - FGV/EAESP - Escola de Administração de Empresas
3 - Nelson Santos Machado
- Campus de Chapecó

Reumo

As reflexões sobre a ética no campo organizacional e do trabalho, possuem profundas vinculações com matizes religiosas. No entanto, as definições e limites éticos nem sempre são claros. Dentre as principais dificuldades está a amálgama que se estabeleceu entre ética e moral. A reflexão aponta para a necessidade cada vez mais presente no itinerário de criação e manutenção das organizações: uma redefinição organizacional em que a reflexão ética do trabalho e do modelo de negócios seja primordial. Essa imposição ética se torna evidente à medida em que se acumulam escândalos de vários tipos.
O objetivo desse estudo é apresentar uma visão sobre a atual pesquisa no campo da ética do trabalho. Utiliza-se da análise bibliométrica observando-se os padrões estatísticos e o cotejamento da produção e da disseminação do conhecimento. Acrescenta-se à análise bibliométrica uma revisão da literatura.
A ação humana transforma a realidade a partir dos valores que foram internalizados, ou seja, o homem age tendo como fundamento aquilo em que ele crê (CHANLAT, 2022). Aplicada ao campo do trabalho, a ética corre o risco de perder-se na compreensão moral, enquanto normativa, ou na compreensão deontológica, com ênfase para uma determinada profissão (PESQUEUX; BIEFNOT, 2002). A ética do trabalho se relaciona, essencialmente, com as atitudes, com os valores e com os comportamentos dos envolvidos nos processos de uma organização, afetando, inclusive o desempenho financeiro (HARÐARDÓT et al, 2019).
Utiliza-se da análise bibliométrica observando-se os padrões estatísticos e o cotejamento da produção e da disseminação do conhecimento. Acrescenta-se à análise bibliométrica uma revisão da literatura. Foi realizado o download das informações por meio de arquivo em formato “.ris”, com tratamento inicial através do software Zotero v. 6.0.8, em busca de duplicidade de publicações e utilizado aa plataforma de desenvolvimento “R”. Para inclusão no estudo, foram considerados os artigos de cada cluster com número de citações totais no quinquênio, maior ou igual à 05 (cinco).
O novo mercado de trabalho carrega consigo a necessidade de reflexão sobre os desafios éticos, com um olhar retrospectivo, ou seja, uma avaliação que busca os fundamentos da reflexão sobre a ética no ambiente de trabalho e que pode ser encontrada nos pressupostos filosóficos ou religiosos, ou numa avaliação de virtudes e valores fundamentais. Nos agrupamentos de pesquisa, nota-se que o foco dos pesquisadores está nos processos de gestão e maneira como padrões e modelos éticos auxiliam na construção de um processo relacional com menor propensão à conflitos e à geração de vantagem competitiva.
A ética perpassa as relações humanas e organizacionais e a busca pela efetiva “boa vida” ou, dito de outro modo, pela “vida que vale ser vivida” (ENRIQUEZ, 2007), transformando-se efetivamente em ética corporativa ou organizacional. As pesquisas revelam a busca por um substrato, uma essência virtuosa que fundamente os vínculos iniciados pela dinâmica do trabalho e que é um dos fatores geradores de equilíbrio nas organizações.
CHANLAT, J.-F. Repensar as Organizações e a Sociedade a partir da Ética. Organizações & Sociedade, v. 29, n. 100, p. 123–150, jan. 2022; ENRIQUEZ, E. Voies et impasse de la société occidentale. Nouvelle revue de psychosociologie, v. n° 3, n. 1, p. 23–40, 28 abr. 2007; HARÐARDÓTTIR, A. K. et al. Ethics as usual? Management, v. 24, n. 2, p. 11–21, 18 dez. 2019.; PESQUEUX, Y.; BIEFNOT, Y. L’ethique des affaire. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2023.