Resumo

Título do Artigo

Contabilidade e Sistemas de Controle Gerencial (SCG): Uma análise da utilização e dos desafios enfrentados por organizações de agricultura familiar do município de Manaus/AM.
Abrir Arquivo

Tema

Estudos da Amazônia

Autores

Nome
1 - Philipi Meneghini Simas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA - Escola de Ciências Sociais
2 - Nyalle Matos
UNB Universidade de Brasília - Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade Responsável pela submissão
3 - Leandro Marcondes Carneiro
Universidade do Estado do Amazonas - Escola Superior de Ciências Sociais

Reumo

Os Sistemas de Controle Gerencial (SCG), conforme Santos e Lunkes (2018) são caracterizados como um grupo de instrumentos de gerenciamento usados por uma entidade, sendo importantes para auxiliar o gestor rural no levantamento de custos, apuração dos resultados de períodos e o conhecimento do desempenho financeiro da entidade. Assim, faz-se necessário a utilização de mecanismos contábeis gerenciais que auxiliem a gestão das empresas buscando melhores planejamentos e controles, tendo em vista que as decisões futuras da empresa sejam tomadas de decisões inteligentes (SEPROR, 2021)
Qual o nível de utilização e dificuldade em relação ao emprego de ferramentas de Contabilidade Gerencial e SCG nas feiras de agricultura familiar no Município de Manaus? Por conseguinte, o objetivo da pesquisa consiste em analisar o nível de utilização e as dificuldades no emprego das ferramentas de Contabilidade Gerencial e SCG nas principais feiras livres de agricultura familiar no Município de Manaus.
A revisão de literatura apresentou de forma resumida as pesquisas que de alguma forma buscaram relacionar a utilização de ferramentas gerenciais e o desempenho financeiro por pequenos agricultores familiares. No geral, percebe-se que apenas uma destas pesquisas tem como foco a região norte do país. Além disso, outro ponto observado é o baixo nível de conhecimento técnico dos gestores de negócios rurais que implica na falta de utilização de ferramentas gerenciais que auxiliam na Gestão de Planejamento Estratégico, Controle e nas Tomadas de Decisão.
A abordagem do problema pode ser classificada como quantitativa, considerando que serão coletados dados por meio de questionários aplicados diretamente aos sujeitos desta pesquisa (agricultores), com intuito de quantificar e medir o grau de conhecimento e utilização de ferramentas e sistemas de controle gerenciais. A partir desta medição, serão correlacionadas variáveis com base em hipóteses levantadas por estudos anteriores, buscando assimilar o uso de SIGs à uma melhoria no resultado contábil identificado pelos agricultores.
Foram analisados 81 questionários, em que por meio da análise correlativa de Spearman, os resultados evidenciaram que somente a variável dificuldade em processos decisórios em quais produtos necessários para a atividade (V13) foi correlacionada com o conhecimento do desempenho financeiro, obtendo um coeficiente de 0.3373, considerado uma relação fraca. As variáveis residuais foram descartadas no estudo, tendo em vista que o p-valor foi rejeitado nos casos.
De forma geral, os resultados indicam que ferramentas de controle interno são utilizadas de maneira moderada, entretanto, ainda abaixo da média ideal, como por exemplo, a utilização do livro caixa e o controle de estoque que os resultados apresentados foram fracos com média de 0.58 e 0.53, respectivamente. Em relação aos processos de tomadas de decisão, os resultados obtidos indicaram a falta de dificuldade, com relevância para os valores médios obtidos em decisão da atividade rural a investir e o conhecimento do procedimento do produto, com média de 0.15 e 0.11, em ordem.
SANTOS, E. A. LUNKES, R. J. Sistemas de Controle Gerencial: oportunidades de pesquisa com base na literatura teórica e empírica. In: XVII Congresso USP de Contabilidade. São Paulo -SP, 25 a 27 de julho de 2018. SILVA, L. I.; KRÜGER, C. Produtores rurais cooperados: conhecimentos contábil e fiscal e as fontes de assessoramento contábil. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 01–34, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/rgc/article/view/61382.