Resumo

Título do Artigo

NA TRILHA DA IPANEMA: PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM NÃO FORMAL
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Larissa Araujo dos Santos
UNIFAL Universidade Federal de Alfenas - Pró-Reitoria de Planejamento Responsável pela submissão
2 - Julieta Aparecida Moreira
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3 - Evandro Cassimiro de Moraes
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Câmpus Machado
4 - Heloisa Sosa dos Santos
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5 - Dhyana Mendes Oliveira Lima
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Reumo

A educação ambiental é um processo que busca o despertar da preocupação individual e coletiva para as questões ambientais. Nesse sentido, a educação ambiental se insere no campo educacional como “componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Desse modo, não apenas o ambiente escolar é considerado um espaço de interações, destacando-se, também, os espaços não-formais que contribuam para uma melhor compreensão das questões ambientais.
O projeto "Na Trilha da Ipanema" desponta a partir de uma parceria entre universidade pública e empresa privada, para o desenvolvimento de ações de educação ambiental in loco. Assim, o presente trabalho possui como objetivo apresentar o projeto de extensão “Na Trilha da Ipanema” no qual a educação ambiental ocorre em um espaço de aprendizagem não-formal.
É evidente que a relação do homem com o ambiente evoluiu de inúmeras formas. Com o passar do tempo, essa relação foi se distanciando e o homem deixou de se sentir parte integrante da natureza, passando a ocupar uma posição de dominação em relação a esta. Nesse contexto, como importante forma de resgatar a concepção primitiva dessa relação, acredita-se no poder que a educação tem de promover grandes mudanças para o futuro do planeta. Assim, entende-se que a educação ambiental tem um grande potencial na construção de um novo paradigma, não devendo ficar circunscrita ao ambiente escolar.
Para o presente trabalho foi utilizada a pesquisa-ação como estratégia de pesquisa, dado a natureza participativa do método e seu foco pela busca de soluções coletivas a determinada situação-problema.
O projeto “na Trilha da Ipanema” nasceu de uma demanda apresentada pela empresa Ipanema Coffees à Universidade Federal de Alfenas, ambas com sede no município de Alfenas, sul de Minas Gerais. A demanda em questão se tratava da criação de um programa de educação ambiental para a região que contemplasse todos os pedidos elencados pela empresa, entre eles, o do uso da trilha ecológica localizada em uma de suas fazendas de café para visitas escolares. O programa teve início em julho de 2022 e, até o momento presente, foram realizadas 13 visitas à trilha e com média total de 350 participantes.
O projeto “na Trilha da Ipanema” é um projeto de educação ambiental realizado em um espaço de aprendizagem não-formal, fruto de uma parceria entre empresa privada e universidade pública. Tal espaço eleva o conhecimento adquirido nas salas de aula a uma verdadeira experiência vivida por alunos e alunas das escolas, que percebem as características únicas da natureza com seus próprios sentidos. A grande geração de valor público proporcionada pela parceria entre universidade, empresa e escola na concretização da educação ambiental, constitui-se no verdadeiro motor para continuidade do projeto.
Albanus, L., Zouvi, C. Ecopedagogia: educação e meio ambiente. Curitiba: Intersaberes. 2013; Macke, J. A pesquisa-ação como estratégia de pesquisa participativa. In: Godoi, C. K., et al (eds.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: saraiva, 2006, p. 206-239; Santos, K. A. S. A., Silva, R. de C. Educação Ambiental em espaços não formais: relato de experiência no Parque das Aves (Foz do Iguaçu, PR, Brasil). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(2), 153–162.