Resumo

Título do Artigo

MOTIVAÇÕES E DESAFIOS DO EMPREENDEDOR SUSTENTÁVEL: O Caso da Rota Mirantes da Ibiapaba
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Benedita Marta Gomes Costa
- Curso de Administração Responsável pela submissão
2 - Joana Sthefanny Gomes Costa dos Santos
Universidade Federal do Ceará - UFC - Ciências Exatas
3 - Luis Ayran Sousa Costa
Faculdade Luciano Feijão - Sobral
4 - Felipe Estevam Costa dos Santos
-
5 - Vinicius Tabosa dos Santos
Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral

Reumo

Políticos, gestores públicos e privados e especialistas têm apresentado interesse pela temática que adaptam roteiros turísticos visando a formação da cidadania permeada por temas voltados para a sustentabilidade. Nesse cenário, o turismo sustentável tem sido apontado como um catalisador de soluções para problemas de sustentabilidade (MEEK et al, 2010) e uma força central na desenvolvimento de uma economia ecologicamente e socialmente sustentável (PACHECO et al. 2010).
Nesse sentido, a compreensão dos fatores motivacionais e os desafios enfrentados pelos empreendedores sustentáveis possibilitarão propor ações de formação de recursos humanos e sugestões para traçar políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento do empreendedorismo na região em tela. Dessa forma, sob o quadro teórico, definiu-se o seguinte questionamento de pesquisa: Quais as motivações, desafios e oportunidades enfrentados pelos empreendedores sustentáveis residentes na Rota Mirantes da Ibiapaba?
A estratégia teórica adotada para compreender as motivações dos empreendedores sustentáveis, bem como verificar as dificuldades enfrentadas na condução das empresas emergiu a partir da evidência de que o empreendedorismo sustentável consiste em uma forma específica de empreendedorismo que atende a três dimensões de valores (econômico, ambiental e social) por meio de práticas e processos inovadores e sustentáveis.
O presente trabalho se constituiu de uma pesquisa de campo de natureza exploratória (GIL, 2002). Quanto a análise dos dados, realizou-se pesquisa de cunho qualiquantitativo, buscando-se identificar alguns aspectos relevantes à pesquisa.
Foi possível identificar que entre as características mais citadas como importantes foram: Ter iniciativa, para a criação e durante a gestão do negócio; ser criativo na implementação de melhorias e inovações, e persistente na criação e superação de entraves. Essas três principais características citadas obtiveram 80% de concordância total. Entre os desafios citados relacionadas a gestão dos empreendimentos sustentáveis foi citado a falta de apoio dos órgãos públicos quanto ao aporte de recursos financeiro destinado ao setor, seja no processo de implementação do negócio ou de melhorias.
Através dos dados quantitativos foi possível identificar que dentre as características do gestor em sustentabilidade destacaram-se: Ter iniciativa, criatividade e persistência. Quanto aos fatores motivacionais os entrevistados citaram: O desejo de ter o próprio negócio, percepção de uma oportunidade e a possibilidade no aumento da renda. Além disso, surgiram outras motivações não previstas no referencial teórico, entre elas a possibilidade de gerar impactos econômicos na área e a satisfação pessoal existente ao se inserir nesse tipo de empreendimento.
BELL, J.F. Sustainable Entrepreneurship:: The Motivations & Challenges of Sustainable Entrepreneurs in the Renewable Energy Industry. [S. l.: s. n.], 2012. BERGSET, L.; FICHTER, K. Green start-ups –: a new typology for sustainable entrepreneurship and innovation research. [S. l.: s. n.], 2015. v. 3. BERKHOUT, F.; GREEN, K. Managing Innovation for Sustainability:: The Challenge of Inte- gration And Scale.. [S. l.: s. n.], 2002. v. 6. BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman: [s. n.], 2009