Resumo

Título do Artigo

Fazendo a mudança de dentro para fora: um modelo de desenvolvimento de competências para a sustentabilidade de Instituições de Ensino Superior validado por especialistas
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Caroline Krüger
- Pós-Graduação em Administração de Organizações Responsável pela submissão
2 - Adriana Fiorani Pennabel
- Administração
3 - Marcelo Borges de Oliveira
-
4 - Adriana Cristina Ferreira Caldana
- Psicologia

Reumo

Em um tempo de calamidades ambientais, pandêmicas e desigualdade social, torna-se relevante o desenvolvimento de pessoas para lidar com situações complexas e solucionar questões que ameaçam a sustentabilidade do planeta. Nesse contexto, as Instituições de Ensino Superior (IES) assumem importante papel, por serem instrumento condutor no desenvolvimento de competências para a sustentabilidade (CS). A literatura apresenta diversos estudos sobre o desenvolvimento de CS nas IES, com foco em estudantes e professores. Contudo, são escassas as pesquisas relacionadas aos Recursos Humanos (RH) das IES.
Para endereçar essa lacuna, a presente pesquisa busca responder à seguinte questão: como as IES podem desenhar um programa para o fomento de CS de seus recursos humanos? A partir disso, o objetivo do estudo é desenvolver e validar um modelo para o desenvolvimento de CS em IES.
CS envolvem a combinação de conhecimentos, habilidades, atitudes que possibilitam a solução de problemas e desafios de sustentabilidade, bem como o desempenho bem-sucedido de tarefas relacionadas ao DS (BARTH et al., 2007; WIEK et al., 2011; DEMSSIE et al., 2019). Elas representam a transversalidade de competências, também consideradas multifuncionais e independentes de contexto, por isso consideradas relevantes a todos os indivíduos (UNESCO, 2017; BRUNDIERS et al., 2021) e fundamentais para o atingimento de todos os ODS e sua inter-relação (UNESCO, 2017; BRUNDIERS et al., 2021).
O estudo realiza uma revisão sistemática da literatura, por meio da qual são levantados 4.502 estudos. Destes, foram selecionados 2.257 artigos em inglês publicados em revistas revisadas por pares. Estes estudos foram analisados em seus títulos e resumos, sendo analisados 271 que trabalhavam com os temas Desenvolvimento de Competências para a Sustentabilidade e Instituições de Ensino Superior. Estes foram sistematizados, categorizados e analisados, resultando em um modelo que foi validado por meio de entrevistas com 22 especialistas na temática em estudo.
A partir da categorização e sistematização dos artigos levantados na revisão sistemática, emergiram cinco categorias, com a maior concentração de publicações na categoria de Desenvolvimento, com abordagens sobre como desenvolver competências e fomentar iniciativas para o desenvolvimento sustentável. Com a análise, propôs-se o Modelo “Desenvolvimento de Competências para a Sustentabilidade das Instituições de Ensino Superior” (DCS-IES) que foi organizado em etapas com diretrizes para o fomento a iniciativas de DCS dos RH das IES.
Concluiu-se que DCS é um tema com trajetória de crescimento na literatura, sua composição é interdisciplinar, os periódicos sobre CS possui amplitude de conteúdo e a qualidade é crescente. Contudo, apesar desse panorama, nota-se a necessidade de proposições de modelos adaptáveis às diferentes realidades das IES ao redor do mundo. Dessa forma, o modelo DCS-IES contribui com o avanço da literatura em CS e RH, por direcionar sobre o DCS junto ao grupo de stakeholders das IES não abordado pela literatura. O modelo agrega ainda contribuições práticas por sua aplicabilidade no escopo das IES.
WIEK, A.; WITHYCOMBE, L.; REDMAN, C. L. Key competencies in sustainability: a reference framework for academic program development. Sustain Sci. v. 6, p. 203–218, 2011. UNESCO (2017), “Education for sustainable development goals: learning objectives”, Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2022. REDMAN, A.; WIEK, A. Competencies for Advancing Transformations Towards Sustainability. Front. Educ. 6:785163, 2021. doi: 10.3389/feduc.2021.785163