Resumo

Título do Artigo

O PAPEL DA ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA NA SUSTENTABILIDADE E ACESSO FINANCEIRO DE PEQUENOS NEGÓCIOS: UMA ABORDAGEM BIBLIOMÉTRICA
Abrir Arquivo

Tema

Finanças Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Lígia Mara Ribeiro
Universidade Federal de Itajubá - IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão Responsável pela submissão
2 - André Luiz Medeiros
Universidade Federal de Itajubá - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão

Reumo

A alfabetização financeira é uma competência reconhecida como importante no contexto empresarial atual. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE (2020), ela envolve uma combinação de consciência, conhecimento, habilidades, atitudes e comportamentos necessários para que um empreendedor ou proprietário de micro, pequena ou média empresa (MPME) tome decisões financeiras eficazes. Tais decisões são fundamentais para a sustentabilidade e o desenvolvimento de seus negócios em um ambiente caracterizado por flutuações econômicas e incertezas.
Globalmente, as MPMEs têm um papel relevante na economia, contribuindo para a inovação, criação de empregos e diversificação do mercado. Estudos apontam que a falta de alfabetização financeira entre empreendedores está associada a decisões financeiras inadequadas, causando a inviabilidade de seus negócios. Problema: Qual é o atual panorama da produção científica que relaciona o nível alfabetização financeira de empreendedores ao acesso financeiro e, consequentemente, com a sustentabilidade dos pequenos negócios? Objetivo: realizar uma revisão bibliométrica sobre a relação dessas temáticas.
No cenário econômico contemporâneo, a alfabetização financeira não é apenas vista como um alicerce fundamental para empreendedores que desejam operar eficazmente em mercados financeiros cada vez mais complexos. Proporcionando um sólido entendimento financeiro, a alfabetização financeira capacita empreendedores a tomar decisões mais informadas e estratégicas. Isso se traduz em um aprimoramento nas habilidades numéricas (Atkinson, 2017), melhores estratégias de economia, discernimento em relação a taxas de juros e habilidades para gerenciar riscos (Lusardi; Mitchell, 2009).
O presente estudo adota a análise bibliométrica como sua principal metodologia, com o objetivo de investigar a produção científica em torno de temas como alfabetização financeira em empreendedores, acesso financeiro e sustentabilidade em pequenos negócios. Esta técnica permite uma avaliação rigorosa da estrutura e dinâmica de campos científicos específicos. O fluxo de trabalho para a condução deste mapeamento científico foi delineado com base nas recomendações de Zupic e ?ater (2015), que fornecem um guia metodológico sólido para estudos nesta área. Para a análise foi utilizada a linguagem R.
Após a coleta inicial, os artigos encontrados (90 documentos) passaram por um processo de filtragem. Os critérios de inclusão e exclusão, centrados na relevância e qualidade dos estudos, ajudaram a refinar a seleção. Após a exclusão de duplicatas, chegou-se ao número de 50 documentos. Depois dessa etapa, foram utilizados filtros para manter apenas artigos científicos em língua inglesa, excluindo documentos de revisão, de anais de congressos e de acesso antecipado. Esse processo resultou em um conjunto final de 33 artigos, originários de 31 fontes acadêmicas diferentes.
Através da análise bibliométrica realizada neste estudo, observou-se uma atenção crescente à alfabetização financeira de empreendedores no cenário internacional. Notadamente, a produção científica sobre o tema é proeminente em países como os Estados Unidos e algumas nações asiáticas. Contudo, a América do Sul e, especificamente, o Brasil, apresentam uma deficiência de estudos, configurando uma lacuna relevante na literatura atual. Esta observação reforça a necessidade de ampliar pesquisas na região, explorando suas particularidades e desafios inerentes.
ANSHIKA, A.; SINGLA, A. Financial literacy of entrepreneurs: a systematic review. Managerial Finance, v. 48, n. 9/10, p. 1352-1371, 2022. DOI: https://doi.org/10.1108/MF-06-2021-0260. ARIA, M.; CUCCURULLO, C. bibliometrix: An R tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, v. 11, n. 4, pp. 959-975, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.joi.2017.08.007. ZUPIC, I., ?ATER, T. Bibliometric Methods in Management and Organization. Organizational research methods, v. 18, n. 3, p. 429-472, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/1094428114562629.