Resumo

Título do Artigo

A ECONOMIA CIRCULAR FAVORECE O ATINGIMENTO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL? UMA ANÁLISE DE CORRESPONDÊNCIA MÚLTIPLA EM EMPRESAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Abrir Arquivo

Tema

Estudos da Amazônia

Autores

Nome
1 - LUCIANA APARECIDA BARBIERI DA ROSA
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Pontifícia Universidade Católica Rio de Janeiro Responsável pela submissão
2 - Marcos Cohen
-
3 - Waleska Yone Yamakawa Zavatti Campos
- IAG - Business School
4 - Tais Pentiado Godoy
Academia da Força Aérea - Academia da Força Aérea
5 - Maria Carolina Martins Rodrigues
Universidade de Algarve - Universidade de Algarve

Reumo

A economia circular (CE) destaca-se como um princípio complementar que visa encontrar a sustentabilidade nas esferas local, nacional e internacional (Ribeiro, Monteiro & Amaral, 2021). Kirchherr, Reike & Hekkert (2017) conceituam a CE como um sistema econômico que busca, com base nos princípios da sustentabilidade, reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar por meio de modelos de negócios sustentáveis.
A partir do supracitado tem como a seguinte questão de pesquisa: De que forma a economia circular se relaciona com os objetivos de desenvolvimento sustentável em empresas situadas na Amazônia Brasileira? Diante disso, o objetivo deste artigo é realizar avaliação comparativa entre os níveis de adoção de economia circular e a relevância dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para empresas da Amazônia Brasileira.
A economia circular, busca estratégias para o desenvolvimento sustentável, reduzindo os custos com matéria-prima e energia, além de possibilitar a geração de emprego e rendo com os resíduos antes descarados. Haja vista que, o a adoção da EC nos negócios, tende a melhorar seus indicadores de desempenho ambientais, econômicos e sociais, melhorando a eficiência os recursos, contribuindo para ampliar sua capacidade de novos modelos de negócios. Já a agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um guia de ação estratégica para o alcance do desenvolvimento social, econômico e ambiental.
Para conduzir a fase quantitativa do estudo foi utilizado um survey, com questionário desenvolvido com empresas industriais brasileiras.A técnica de análise de dados envolveu análise de correspondência múltipla.
Por fim, verificou-se que empresas com melhores desempenhos organizacionais em termos econômicos, sociais e ambiental apresentaram maiores níveis de atingimento de ODSs na Amazônia brasileira. Os resultados clarificam os relacionamentos estabelecidos entre EC e ODSs no âmbito brasileiro, demonstrando importantes aspectos da sustentabilidade.
O estudo teve como principal objetivo realizar avaliação comparativa entre os níveis de adoção de economia circular e a relevância dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para empresas da Amazônia Brasileira, foi realizada a análise de correspondência múltipla (Homals). As descobertas mostram que as empresas estão empregando com moderação práticas de economia circular que podem diminuir o impacto ambiental e promover a sustentabilidade da economia, da sociedade e do meio ambiente na Amazônia.
Bianchi, M., & Cordella, M. (2023). Does circular economy mitigate the extraction of natural resources? Empirical evidence based on analysis of 28 European economies over the past decade. Ecological Economics, 203(August 2022), 107607. https://doi.org/10.1016/j.ecolecon.2022. Zarbakhshnia, N.; Govindan, K.; Kannan, D., & Goh, M. (2023). Outsourcing logistics operations in circular economy towards to sustainable development goals. Business Strategy and the Environment, 32(1), 134-162. https://doi.org/10.1002/bse.3122.