Resumo

Título do Artigo

Alinhamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas Pesquisas de uma IES no Brasil: um estudo sobre os Programas de Pós Graduação em Ciências da Saúde
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Etienne Cardoso Abdala
- Universidade Federal de Uberlândia Responsável pela submissão
2 - Bruno Silva Queiroz
Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Medicina

Reumo

A criação das ODS reforça a necessidade do atendimento as necessidades sociais, preservação dos recursos naturais e meio ambiente, em consonância com as finalidades econômicas, em prazo determinado e busca garantir o comprometimento de todos, governos, empresas, instituições e sociedade para o alcance das metas sustentáveis. Estes objetivos passaram então ser elementos essenciais para questão de governança institucional em várias organizações. Neste sentido, as Universidades públicas são também instituições que tem por dever cumprir as metas e o alcance de tais objetivos
Tal como se destaca as análises das interligações entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), as ligações entre a saúde humana, o bem-estar e o ambiente podem ajudar a apoiar novas necessidades políticas. Considerando que as instituições de ensino superior são as principais promulgadoras das pesquisas científicas desenvolvidas no país, e que as relações entre saúde, bem estar e redução das desigualdades são aspectos interdependentes, busca-se com esta pesquisa mapear como as pesquisas de pós graduação da área de ciências da saúde produzidas pelos estudantes e docentes de uma IES
Os atores participantes das Universidades (ou seja, acadêmicos e estudantes), atuam como embaixadores ligando o conhecimento, cultivado ao longo dos estudos desenvolvidos, à comunidade e ao mundo exterior. (FAUZI, RAHMAN E LEE, 2023). Nunes, Lee e O’Riordan (2016) demonstram uma relação de impacto do ODS 3 sobre demais setores como economia, sustentabilidade, meio-ambiente, segurança, justiça, serviços comunitários, educação, alimentação, entre outros; e destacam as interdependências entre saúde e bem-estar e outros ODS,
A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva, com coleta de dados do tipo documental. Os dados foram coletados no repositório de teses e dissertações da Universidade Federal estudada, no período de outubro a novembro de 2022. O período escolhido para a busca se inicia em 2015, justamente porque este foi o ano em que foram nomeados e divulgados os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável pela Organização das Nações Unidas. A escolha da Instituição de Ensino de Superior (IES) se deu por conveniência, em função de ser a instituição de estudo do pesquisador
Foram coletados 325 trabalhos classificados em relação ao alinhamento com até 3 ODS, dentre os 17 existentes. Desses, 318 trabalhos estavam alinhados ao ODS 3 (Saúde e bem-estar), 234 trabalhos alinharam-se ao ODS 4 (Educação de qualidade), 221 trabalhos alinhados ao ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura), 46 pesquisas relacionadas ao ODS 5 (Igualdade de gênero); 36 pesquisas se alinharam ao ODS 10 (Redução das desigualdades), 29 ao ODS 12 (Consumo e produção responsáveis), 27 ao ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico) e 26 pesquisas ao ODS 2 (Fome Zero e agricultura sustentável
As categorias em destaque como envelhecimento (e idosos) e saúde da mulher (com tópicos como menopausa e maternidade, bem estar feminino) são elementos de forte caráter social e econômico, para além das questões de saúde propriamente dita, o que revela um teor interdisciplinar do ODS 3 com demais ODS, relacionadas também à inovação, produção e consumo sustentável. Contudo, aspectos de cunho ambiental são menos evidentes nas pesquisas da amostra selecionada, e o impacto de consequências ambientais na saúde parece não ter sido considerado como uma problemática de pesquisa relevante.
FAUZI, M. A.; RAHMAN, A. R. A.; LEE, C. K. A systematic bibliometric review of the United Nation’s SDGS: which are the most related to higher education institutions? International Journal of Sustainability in Higher Education. v. 24 n. 3, p. 637-659. 2023 LEAL FILHO, W. et al. A framework for the implementation of the Sustainable Development Goals in university programmes. Journal of Cleaner Production. 2021. NUNES, A. R., LEE, K., O'RIORDAN, T. The importance of an integrating framework for achieving the Sustainable Development Goals: the example of health and well-being. BMJ Global Health,