Resumo

Título do Artigo

PLANO DE CARREIRA NO SETOR CALÇADISTA: estudo de caso de empresas do interior de São Paulo
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Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Marielle Alves
Etec Doutor Renato Cordeiro - Birigui
2 - Talita Borges Teixeira
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP BAURU - Faculdade de Engenharia de Produção Responsável pela submissão
3 - Sabrina dos Santos Silva
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4 - Ryan
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5 - Cíntia Verza Amarante
Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP - Faculdade de Ciências e Letras

Reumo

As transformações provenientes da nova era do mercado, mais globalmente integrado e com desafios e propostas globais, estão gerando novos paradigmas para os gestores em geral. Esse cenário emergente trouxe consigo implicações estruturais que abrangeram o desemprego e a redução dos salários. Isso culminou em alterações significativas na estrutura do trabalho, desde as práticas de emprego, abrindo espaço para novas formas de contratos de trabalho, levando em consideração questões profissionais, educacionais e sustentáveis
a questão que motivou a realização desta pesquisa: quais são as dificuldades enfrentadas por empresas do setor calçadista em uma cidade do interior de São Paulo para implementação de plano de carreira? Nesse contexto nosso objetivo desta pesquisa é identificar "como" e "quais" foram as etapas percorridas para a implementação do plano de carreira de empresas calçadistas do interior de São Paulo, visando propor uma reflexão a respeito da importância de um plano de carreira, a partir da análise de ideias principais e apontar as dificuldades vivenciadas pelas empresas
No século XXI, as empresas necessitam de colaboradores talentosos e qualificados para estabelecer um negócio de sucesso. Um sistema de compensação equitativo e uma política de cargos e salários bem definida são métodos eficazes para incentivar e manter os funcionários na empresa. Ao analisar a indústria de calçados, torna-se evidente a falta substancial de uma gestão efetiva de recursos humanos, principalmente relacionado ao quesito sustentável, a qual, frequentemente, não é reconhecida como uma estratégia organizacional, na prática, ela é praticamente inexistente
Para isso, através de uma abordagem qualitativa, elaborou-se um roteiro de entrevista que foram realizadas em três empresas calçadistas de uma cidade do interior de São Paulo, com ênfase na investigação dos modelos de recrutamento e seleção, gestão do desempenho, motivação, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios e gestão de cargos, incluindo os requisitos de sustentabilidade.
É evidente a ausência de políticas de gestão de recursos humanos bem definidas nas empresas localizadas no interior de São Paulo. Isso indica claramente a presença de um potencial ainda não aproveitado por outras organizações. Em relação à percepção geral sobre a gestão de recursos humanos, é notório que muitas empresas estão interessadas em estabelecer planos de carreira, mas enfrentam desafios devido à falta de conhecimento, falta de estrutura e falta de recurso, o que dificulta a implementação eficaz dessas iniciativas
O setor calçadista brasileiro é notável por sua capacidade de gerar numerosos empregos. O atual plano de carreira oferece uma estrutura lógica e descomplicada para orientar os profissionais em direção a ações de alta qualidade dentro da organização. Verificamos que o setor calçadista procura melhorar esforços para o aumento da competitividade do setor e cooperação entre as empresas, através do plano de carreira, maior participação no mercado interno, responsabilidade socioambiental e preocupação com o desenvolvimento local, porém encontram desafios.
AGHAEI, Majid; REZAGHOLIZADEH, Mahdieh; BAGHERI, Farideh. The effect of human capital on economic growth: The case of Iranâ s provinces. Quarterly Journal of Research and Planning in Higher Education, v. 19, n. 1, p. 21-44, 2023. JABBOUR, Charbel José Chiappetta. Environmental training and environmental management maturity of Brazilian companies with ISO14001: empirical evidence. Journal of Cleaner Production, v. 96, p. 331-338, 2015. OLIVEIRA, Simara Mezzomo Peruzzo de. A importância da ferramenta de plano de carreira para as empresas de pequeno e médio porte, 2021.