Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE PESSOAS: Como a Inteligência Emocional afeta as organizações.
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Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Isabel Gurjao
Faculdades Reunidas da Asce Frasce - Rio de Janeiro Responsável pela submissão
2 - Kelly Elias Silvestre
Faculdades Reunidas da Asce Frasce - Del Castilho
3 - Ana Claudia Dias
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Engenharia de Produção
4 - André Fonseca
-
5 - André Luiz Tavares Damasceno
UNICAMP Universidade de Campinas - Faculdade de Ciências Aplicadas

Reumo

A Gestão de Pessoas dentro de uma organização, possui um papel fundamental, principalmente no que se relaciona aos processos estratégicos através de métodos importantes como a gestão emocional, para que haja o alinhamento dos empregados, que irão atuar diretamente nas ações organizacionais possibilitando a motivação dos empregados.
A maneira como as organizações denominam as pessoas que nelas trabalham tem um significado importante, sinaliza claramente qual é o papel e o valor que elas atribuem as pessoas. Assim compreendem-se que gestor de pessoas é antes de tudo um líder. Para que esse relacionamento seja saudável é importante que o gestor proporcione ao colaborador a oportunidade de demonstrar sua capacidade.
A Gestão de Pessoas é um desafio para as organizações que visa gerenciar visando à cooperação de seus colaboradores que atuam na organização visando alcançar os objetivos da empresa e do colaborador. A liderança é decorrente de relacionamentos entre pessoas, ocorrendo em determinados grupos sociais. Desse modo a influência, é uma força psicológica, em que uma pessoa atua para remodelar intencionalmente o comportamento de outra pessoa ou de grupos sociais. A inteligência emocional é a capacidade de nos identificarmos os sentimentos dos outros, motivar-se, gerir as suas emoções.
A pesquisa bibliográfica através do seu método qualitativo, é realizada, mediante a busca de fontes cientificas, já escritas por outros autores, um questionário foi realizado pelo aplicativo google forms, composto por oito questões, quatro pertinentes ao gestor e quatro aos colaboradores, com o perfil de ambos os sexos, e faixa etária compreendendo entre os 18 aos 50 anos, na cidade do Rio de janeiro.
As respostas médias obtidas, tanto pelos colaboradores, como para os gestores, nos levam a percepção de um índice maior de entendimento dos líderes acerca da inteligência emocional, devido ao percentual positivo, que refere ao impacto e interferência deste termo, no cenário organizacional.
As ações motivacionais promovidas pelos líderes e os resultados finais deste estudos, nos levam ao entendimento, de que os colaboradores, de uma organização, relacionados aos gestores, entendem a importância da inteligência emocional, como fator determinante para a resolução de conflitos internos, melhorando o desempenho nas atividades diárias, e interferindo diretamente no desenvolvimento dos empregados, pelo processo de liderança, que será adotado em prol de suas questões emocionais.
As referências usadas neste estudo consideraram influência da liderança e seus estilos e vários aspectos da inteligência emocional voltados para um ambiente saudável na organização.