Resumo

Título do Artigo

DECIFRANDO AS PERCEPÇÕES DO CONSUMIDOR: Uma Exploração da Adoção de Carne Vegetal
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - MAURILIO BARBOSA DE OLIVEIRA DA SILVA
UNICAMP Universidade de Campinas - FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS Responsável pela submissão
2 - Christiano França da Cunha
- FEA/USP
3 - Yuri Silveira Durães
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPNA - ESAN

Reumo

Observa-se algumas mudanças no padrão de consumo de alimentos da população, sobretudo no que se refere à redução da ingestão de alimentos de origem animal e aumento do consumo de alimentos de origem vegetal. Essas mudanças são determinantes para equacionar as questões relacionadas à saúde individual, à saúde do planeta, ao bem-estar animal e à segurança alimentar.
Qual a percepção, opiniões e associações que os consumidores brasileiros têm das carnes à base de plantas? Buscando essas respostas, este estudo visa enriquecer a literatura sobre alternativas proteicas, oferecendo insights para a indústria alimentícia e para os pesquisadores focados em dietas sustentáveis. Reconhecendo a dinâmica das representações sociais, explora-se os mecanismos de ancoragem e de objetivação para entender como os consumidores percebem essas alternativas, o que é crucial para estratégias eficazes que incentivem sua adoção.
A Teoria das Representações Sociais é empregada para investigar o impacto das crenças socialmente construídas nos comportamentos dos consumidores, sendo as representações sociais consideradas como preditores de comportamentos e práticas. A associação de palavras está intrinsecamente ligada às representações sociais, pois é um método que reúne as cognições compartilhadas e socialmente elaboradas relacionadas a objetos sociais. A dinâmica das representações sociais envolve mecanismos como ancoragem
Buscando caracterizar a amostra, a pesquisa explorou os dados sociodemográficos, a familiaridade com carne à base de plantas e a frequência de consumo de carnes de origem animal dos participantes. Os participantes completaram uma tarefa de associação de palavras sobre carne à base de plantas. Essa técnica supera metodologias que usam perguntas diretas, pois permite acessar e entender aspectos emocionais e menos conscientes da mentalidade dos respondentes
Um total de 655 palavras únicas foram mencionadas pelos entrevistados quando solicitados a evocar palavras ou termos relacionados à carne à base de plantas. Os resultados revelam um panorama multifacetado de opiniões e associações, predominantemente ancorando esses produtos a paradigmas alimentares estabelecidos como o veganismo e o vegetarianismo. Embora houvesse associações positivas com sustentabilidade, saúde e considerações éticas, a ambivalência enraizada nas percepções de artificialidade e ultraprocessamento apresenta barreiras.
Do ponto de vista acadêmico, esta pesquisa contribui significativamente para a literatura sobre alternativas de proteína. A abordagem do estudo revela as intrincadas camadas de fatores sociais e culturais que desempenham um papel na adoção de alimentos. Para os stakeholders, entender essas representações sociais é de suma importância já que, ao reconhecer a dinâmica de ancoragem e objetivação, as indústrias podem adaptar suas estratégias para atender às percepções e necessidades do consumidor de forma mais eficaz.
Abric, Jean-Claude. (2011). Pratiques sociales et représentations. Presses Universitaires de France. Lahlou, S., & Abric, J.-C. (2011). What are the “elements” of a representation? Papers on Social Representations, 20, 20.1-20.10. Major, Millen, B. E., Abrams, S., Adams-campbell, L., Anderson, C. A. M., Brenna, J. T., Campbell, W. W., Clinton, S., Hu, F., Nelson, M., Neuhouser, M. L., Perez-escamilla, R., & Siega-riz, A. M. (2016). The 2015 Dietary Guidelines Advisory Committee Scienti fi c Report: Development.