Resumo

Título do Artigo

Mobilidade Urbana Sustentável: ações de estímulo ao uso de bicicletas
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Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Cristiano Ribeiro da Silva
UFRPE-Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE Responsável pela submissão
2 - Júlio César Santos Vitor
UFRPE-Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE-sede
3 - Ana Regina Bezerra Ribeiro
UFRPE-Universidade Federal Rural de Pernambuco - Sede
4 - Anderson Clayton Cesário Pergentino da Silva
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Reumo

A necessidade de deslocamento ainda cumpre um papel significativo na vida cotidiana das pessoas, embora as transformações socioeconômicas e a expansão das áreas urbanas tenham influenciado diretamente seus padrões de mobilidade. Diante disso, as demandas e inspirações dos indivíduos pelo deslocamento nas cidades evoluem em relação aos meios de transporte. Por se tratar de um assunto de extrema relevância, a mobilidade urbana tem sido um campo de estudo para diversas pesquisas, devido às repercussões adversas causadas da tensão constatada ao uso do automóvel individual.
o presente artigo procura contribuir para discussão sobre o uso da bicicleta como um veículo sustentável, apresentando uma revisão sistemática da literatura com o objetivo exploratório sobre as ações realizadas para estimular o uso desse modal no mundo nos últimos 10 anos. A proposta geral consiste na identificação e descrição das ações pensadas no mundo para promover o ciclismo e expandir o uso da bicicleta, além disso o esforço dos gestores públicos para a criação de programas que facilitem o acesso à ela, visando promover transições para uma mobilidade mais consciente.
No âmbito de várias pesquisas, a bicicleta tem sido considerada um meio de transporte sustentável mais viável em relação ao transporte motorizado individual, por que não poluem e não causa ruídos (Koglin; Rye, 2014), que são alguns efeitos negativos relacionados ao trânsito motorizado (Miedema; VanWee, 2007; Puchere Buehler, 2012). Nessa perspectiva, as políticas públicas de mobilidade sustentável devem garantir a promoção e o incentivo ao uso de modos de transporte não motorizados, atraentes e ativos com ênfase nas infraestruturas cicloviárias e pedestres (Costa; Alcantara, 2020).
O presente estudo de abordagem qualitativa é caracterizado segundo Higgins e Green, (2011), como: uma abordagem sistemática que busca reunir, avaliar e sintetizar todas as evidências importantes disponíveis sobre um tópico específico de forma sistemática. A pesquisa envolve estratégias rigorosas que buscam várias fontes de informações, seleção criteriosa dos estudos, extração de dados relevantes e a avaliação da qualidade e relevância dos estudos incluídos; e, bibliográfico, considerando que foram empregados e artigos acadêmicos como fundamentação da pesquisa, juntamente com artigos científico
Considerando a complexidade desse assunto, é necessário um planejamento adequado que leve em consideração diversas variáveis na formulação de políticas de mobilidade urbana, uma vez que desempenham um papel crucial em incentivar o ciclismo (Pucher; Dill; Handy, 2009). Na cidade de São João do Meriti (RJ), por exemplo, as políticas públicas de mobilidade buscam garantir o uso de modos de transporte não motorizados, ativos e sustentáveis, com ênfase na infraestrutura cicloviária e de pedestres, priorizando a acessibilidade universal.
O presente trabalho sobre Mobilidade Sustentável utilizando o modal cicloviário demonstra o crescente interesse dos pesquisadores para o estudo aprofundado, tanto nessa área quanto em suas ramificações, analisando políticas públicas, programas e seus resultados em diferentes países. Assim, o objetivo da pesquisa foi considerado como atendido, já que o pesquisador realizou uma revisão sistemática da literatura, com a finalidade de mostrar os artigos referentes à como as políticas públicas referentes ao modal cicloviário interferem na mobilidade sustentável.
BUEHLER, R., and Dill, J. (2016). Bikeway networks: a review of effects on cycling.Transp. Rev. 3, 9–27. doi: 10.1080/01441647.2015.1069908. BOS, R. and Temme, R. A roadmap towards sustainable mobility in Breda. TransportationResearch Procedia V. 4, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.trpro.2014.11.009. Acesso em junho de 2023. BALKMAR, DAG (2020). Cycling politics: imagining sustainable cycling futures in Sweden, Applied Mobilities, 5:3, 324-340, Disponívelem: https://doi.org/10.1080/23800127.2020.1723385. Acesso em junho de 2023.