Resumo

Título do Artigo

PERFIL DE TRABALHADORES DA INDÚSTRIA CALÇADISTA: UM MAPEAMENTO NO MUNICÍPIO DE ROLANTE/RS
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Sidnei Marcos Gossler
Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - IFRS CAMPUS ROLANTE
2 - Ana Paula Ferreira Alves
Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Rolante Responsável pela submissão
3 - Fernando Gonçalves de Gonçalves
-

Reumo

O Brasil se destaca como o quinto maior produtor de calçados (ABICALÇADOS, 2023). Localizado na Região do Vale do Paranhana, Rolante se destaca na produção calçadista nacional. A empregabilidade da indústria calçadista é relevante para o município. Reconhecendo a importância do(a) trabalhador(a) e das suas contribuições para a sociedade, é necessária a obtenção de novas informações que permitam conhecer quem são essas pessoas e compreender as características que os(as) representam. Este estudo busca preencher esta lacuna ao examinar o perfil de trabalhadores(as) da indústria calçadista.
Nesse contexto, tem-se o problema de pesquisa: qual é o perfil de trabalhadores(as) da indústria calçadista do município de Rolante/RS? Visando responder à questão de pesquisa, este estudo tem como objetivo mapear o perfil de trabalhadores(as) da indústria calçadista no município de Rolante/RS.
A exploração do capital sobre os(as) trabalhadores(as) é um legado sócio-histórico (BEAUD, 1981; MARX, 2017; PACHUKANIS, 2017) de um mercado de trabalho marcado pela alta informalidade, baixa remuneração, desigualdade de acesso, poucos direitos conquistados e legalmente instituídos. Atualmente, trabalhadores(as) seguem vivenciando a precariedade do mercado de trabalho em diversos setores econômicos, conforme demonstram diferentes estudos. A indústria do calçado, por exemplo, é marcada pelo aumento da informalidade, empresas terceirizadas, exploração de trabalhadores etc.
Para tanto, este estudo de abordagem quantitativa foi desenvolvido para identificar quem são as pessoas que formam esta categoria de trabalhadores(as) e suas principais características. Foi realizada uma pesquisa quantitativa através de uma survey com aplicação de questionário online. Foram consideradas válidas 417 respostas, que foram submetidas a análises estatísticas descritivas e análise de correspondência múltipla (ACM).
Diante disso, foram identificados três perfis de trabalhadores(as) da indústria calçadista do município de Rolante: (1) perfil dos trabalhadores(as) pragmáticos(as), formado por pessoas que estão iniciando sua vida profissional na indústria calçadista de Rolante; (2) trabalhadores(as) por necessidade, formado por pessoas com maior tempo de trabalho na indústria calçadista de Rolante e com menor escolaridade; e, (3) trabalhadores(as) por oportunidade, formado por pessoas com maior escolaridade e maiores salários.
Este estudo está alinhado ao objetivo 8 “Emprego Digno e Crescimento Econômico” dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Este estudo contribui na identificação das pessoas que formam esta categoria de trabalhadores(as) e na compreensão de suas principais características e indicadores.
ABICALÇADOS. Relatório setorial: Indústria de calçados do Brasil 2023. Novo Hamburgo: Abicalçados, 2023. Disponível em:https://www.abicalcados.com.br/midia/informativo/arquivos/16763159186210.pdf. Acesso em 09/03/23. BEAUD, M. História do Capitalismo de 1500 até nossos dias. São Paulo, 1987. MARX, Karl. Capital – Livro I. São Paulo; Boitempo, 2017. PACHUKANIS, E. A teoria geral do direito e o marxismo e Ensaios escolhidos (1921-1929). São Paulo: Sundermann, 2017.