Resumo

Título do Artigo

IMPACTO DA PANDEMIA DO COVID-19 NUMA EMPRESA DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADA: UM ESTUDO DE CASO
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Larissa Pontes Colares
- Responsável pela submissão
2 - Juliana VIeira Corrêa Carneiro
Universidade Federal do Ceará - UFC - Feaac

Reumo

O ano de 2020 ficou marcado na história mundial. Após relatos de pessoas infectadas pelo Sars-Cov-2, o vírus se espalhou rapidamente para todo o mundo, com alta taxa de mortalidade. Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia de COVID-19. Para conter a disseminação do vírus, restrições de convívio social foram aplicadas em muitos países, incluindo o Brasil. Nesse contexto, marcado crise econômica e sanitária, o setor de previdência complementar continuou em expansão, registrando crescimento de 6,53% em relação ao montante do patrimônio de 2019.
A pandemia do COVID-19 influenciou o comportamento do consumidor em relação a contratação e efetivação de aportes financeiros a planos de previdência complementar? O objetivo geral deste trabalho é, portanto, verificar se o contexto da pandemia do COVID-19 influenciou o comportamento do consumidor de planos de previdência complementar, por meio da análise dos resultados de uma empresa de previdência complementar fechada. Além disso, busca-se apontar as estratégias usadas por esta empresa para mitigar os riscos associados a pandemia, mantendo-se como um negócio sustentável.
“Estímulos ambientais e de marketing penetram no consciente do comprador, e um conjunto de fatores psicológicos combinado a determinadas características do consumidor leva a processos de decisão e decisões de compra” (KOTLER, KELLER, 2012, p.172). Estímulos internos ou externos podem provocar uma necessidade e é a partir do reconhecimento dessa necessidade que o indivíduo inicia o processo de compra de um produto ou serviço. A partir de 2020, muitas empresas se viram obrigadas a migrar - ou pelo menos expandir - suas ações para o comércio online, em virtude do isolamento social.
Considerando os aspectos metodológicos, este trabalho utilizou uma abordagem mista, quantitativa e qualitativa. De acordo com Silva e Menezes (2005, p. 20), pesquisas com abordagens quantitativas utilizam como base informações quantificáveis, classificando e interpretando os dados numéricos, por meio de técnicas estatísticas, tais como percentagem, média e desvio-padrão. O cunho qualitativo da pesquisa, por outro lado, segundo Silva e Menezes (2005, p. 20), está vinculado a análise dos fenômenos com atribuição de significado, de forma subjetiva, não pode ser traduzido em números.
O objeto analisado nesse estudo consiste em uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, atuante no mercado brasileiro há mais de 50 anos, e com cerca de 12.500 participantes. Verificou-se um aumento acentuado da quantidade de óbitos no ano de 2021, além de um maior volume de contribuição extra ao plano de previdência entre 2020 e 2022. Verificou-se que a empresa realizou algumas ações, como digitalização dos processos e fortalecimento do contato virtual com os participantes, no contexto da pandemia, para continuar próxima aos seus clientes e superar as adversidades do momento.
O trabalho possibilitou a visualização de ações preconizadas em teoria, na prática de uma empresa, demonstrando que o contexto ao qual o consumidor está inserido pode influenciá-lo e a estratégia utilizada por uma empresa é importante para se obter bons resultados. Além disso, o trabalho auxiliou na identificação de boas práticas de gestão, tais como investimento em educação previdenciária e em tecnologia, a busca por uma interação mais direcionada com o público, que podem ser reaplicadas por outras instituições. Há, entretanto, as limitações na análise, quanto ao recorte e subjetividade.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. SILVA, Edna Lúcia da Silva; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. – Florianópolis: UFSC, 2005.