Resumo

Título do Artigo

DA TRADIÇÃO À INOVAÇÃO: COMO AS TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS ESTÃO TRANSFORMANDO A AGRICULTURA FAMILIAR NO PORTAL DA AMAZÔNIA
Abrir Arquivo

Tema

Estudos da Amazônia

Autores

Nome
1 - Angelina Maria de Oliveira Licorio
- Universidade Municipal de São Caetano do Sul Responsável pela submissão
2 - Avenilson Gomes da Trindade
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO - Campus Zona Norte
3 - Diêgo Alexandre Duarte
- Universidade Federal de Rondônia
4 - Raquel da Silva Pereira
- Programa de Pós-graduação em Administração / USCS

Reumo

No aspecto socioeconômico, Rondônia apresenta uma economia diversificada, com destaque para o agronegócio. A agricultura familiar é um importante seguimento desse setor, representando cerca de 80% das propriedades rurais do estado, c com aproximadamente 110 mil unidades dessa forma de agricultura,A evolução da agricultura familiar em Rondônia tem sido marcada tanto por métodos tradicionais transmitidos de geração em geração quanto por abordagens inovadoras impulsionadas pelos avanços tecnológicos.
Problema de Pesquisa: Rondônia enfrenta desafios socioeconômicos e ambientais. A expansão da fronteira agrícola, a demanda por recursos naturais e as mudanças climáticas são questões cruciais que requerem uma abordagem sustentável e equilibrada Objetivo: analisar a transformação e o novo cenário da agricultura familiar em Rondônia, a partir de tecnologias sustentáveis
Oo agronegócio brasileiro tem um papel significativo na promoção do desenvolvimento regional e para a redução das desigualdades sociais [...] (Mattos et al., 2017). A agricultura familiar em Rondônia se caracteriza por uma ampla variedade de sistemas de produção, incluindo cultivos de alimentos básicos, frutíferas, hortaliças, cacau, café, milho, leite, criação de animais e agroindústrias, desempenhando papel fundamental na segurança alimentar e na redução dos níveis de pobreza no estado que chegou a 31% da população após a pandemia de covid19 (Silva et al., 2019).
Essa pesquisa de abordagem qualitativa, com finalidade exploratória e descritiva busca analisar a transformação ocorrida na agricultura familiar de Rondônia e, vivenciada por todos os seus atores sociais, para então, compreender o novo cenário delineado no estado, que contempla, contemporaneamente, o uso de tecnologias sustentáveis. Quanto ao seu procedimento, a pesquisa se caracteriza como estudo de campo, valendo-se também da pesquisa documental e da observação participante, a partir de um plano de ação.
O público alvo desta política pública tem em sua maioria a agricultura familiar representando 85% do total de 156 mil propriedades que dentre as diversas ações desta política, há programas setoriais, como a piscicultura que ao longo de 10 anos, a contar de 2011, Rondônia se tornou o maior produtor de tambaqui em cativeiro do país, alcançando em seu ápice cerca de 100 mil toneladas em um ano com cerca de 5 mil piscicultores, porém, houve significativo declínio reduzindo tanto a produção quanto o número de produtores pela metade, e atualmente há esforço conjunto para recuperação.
No contexto estadual, o agronegócio ostenta a mais alta importância, como evidenciado pelo crescimento médio superior a 6% no valor bruto da produção tanto agrícola quanto pecuária nos últimos cinco anos, representando aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) de Rondônia. É perceptível que a pecuária de corte lidera com 57% do Valor Bruto da Produção, seguida pela soja com 13% e o milho com 6,6%. Adicionalmente, vale ressaltar o incremento de 4% na produção de café e a impressionante elevação de 30% na produção de cacau. A implementação de tecnologias sustentáveis é uma alternativa.
Almeida, R. A. et al. (2020. Barrozo, J. C. (2017). Conti, M., et al. (2018). Gómez-Ruiz, L. M., et al. (2019). Mattos, L. A., et al. (2017). Pereira, A. P. (2019). Oliveira, J. E. (2018). Santos, T. R. S. (2021).Lima, D. M. et al. (2018). Zhang, X., et al. (2020)