Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÕES, ATITUDES E INTERESSES DOS GRADUANDOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS EM RELAÇÃO AO AGRONEGÓCIO NO MUNICÍPIO DE SINOP E REGIÃO
Abrir Arquivo

Tema

Casos de Ensino e Métodos de Pesquisa em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - RENATA ALVES DE OLIVEIRA
Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT - Campus Universitário de Sinop - FACISA/Sinop-MT Responsável pela submissão
2 - Nickole Pereira dos Santos
Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT - Campus Universitário de Sinop - FACISA SINOP
3 - Vera Lucia Galdino Tumelero
Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT - Campus Universitário de Sinop - Campus Imperial
4 - ANANIAS FRANCISCO DOS SANTOS
-
5 - Angélica Michelle Oliveira Xavier
Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT - Campus Universitário de Sinop - facisa

Reumo

O agronegócio é um termo utilizado para descrever a integração das atividades agrícolas e pecuárias com a cadeia produtiva e comercial que engloba o processamento, distribuição e comercialização de produtos agropecuários. Em outras palavras, o agronegócio abrange todas as etapas desde a produção no campo até o consumo final pelo consumidor (SANTOS et al., 2016; MAURI, 2017). Segundo Modesto et al. (2022) este conceito evoluiu ao longo do tempo, passando de uma visão mais tradicional da agricultura e pecuária para uma abordagem mais abrangente e orientada para negócios.
Como as percepções, atitudes e interesses dos graduandos de ciências sociais aplicadas na UNEMAT sobre o agronegócio em Sinop/MT e região afetam a compreensão do seu papel na sociedade, influenciando suas perspectivas futuras e possíveis contribuições profissionais e comunitárias? Investigar como as percepções, atitudes e interesses dos graduandos dos cursos de ciências sociais aplicadas na UNEMAT em relação ao agronegócio no Município de Sinop e região impactam a compreensão do papel do agronegócio na sociedade, delineando suas perspectivas futuras e potenciais contribuições profissionais.
O agronegócio brasileiro desempenha um papel crucial na economia do país, sendo uma das principais forças impulsionadoras do desenvolvimento nacional. Com vastas extensões de terras férteis, recursos naturais abundantes e um clima favorável, o Brasil se estabeleceu como um dos maiores produtores e exportadores mundiais de alimentos, fibras e produtos agrícolas (PINHEIRO JÚNIOR e BISPO, 2019; HEREDIA et al., 2010). Araújo (2017) afirma que o agronegócio brasileiro possui papel fundamental na economia brasileira, em especial na região Centro-Oeste do Brasil.
No curso de Administração, 95 estudantes participaram da pesquisa, o que equivale a 30,5% da população de 311. As fases mais representadas na amostra são a 1ª e 2ª. Por sua vez, o curso de Ciências Contábeis, a amostra de 125 estudantes corresponde a 51,6% da população de 242, sendo a 1ª e 2ª fases novamente as mais proeminentes. Por fim, o curso de Economia, a amostra é menor, com 47 estudantes de uma população total de 171, representando 27,5% do total. Nesse caso, a 2ª fase se destaca como a mais representada na amostra.
A Tabela 7, mostra o percentual 38,3% concordam totalmente que, com base nas tendências atuais e possíveis cenários, é viável identificar que as áreas em Sinop e região podem ganhar relevância nos próximos anos e 42,1% teve uma maior concordância com o termo. Ao certificar que 12,1% foram indiferentes, nos faz perceber que a necessidade de intensificar agronegócio, em contrapartida, as opiniões discordantes representam um total de 7,5 %, sendo 4,7% de discordância total, indicando divergência em relação à abrangência atribuída ao termo.
Os resultados obtidos nas tabelas apresentam uma visão abrangente das percepções, atitudes e posicionamentos dos participantes em relação ao agronegócio em Sinop e região. Os dados também revelaram o interesse pessoal e profissional dos participantes no agronegócio. Muitos demonstraram um genuíno apreço pela agricultura e interesse no processamento de produtos agrícolas. A participação em eventos e cursos foi mencionada como uma maneira de ampliar o conhecimento sobre o setor e suas diversas áreas de atuação.
ALMEIDA, Bruna Siqueira de. Entre a vigilância e o controle: as propostas de gestão e os mecanismos de engajamento em empresa multinacional do ramo de agronegócios no Rio Grande do Sul. 2018. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pelotas. ANÁLISES DAS EXPORTAÇÕES DO AGRONEGÓCIO. Centro de Estudos Avançados de Economia Aplicada (CEPEA) 2023. Disponível em: https://cepea.esalq.usp.br/ Acesso em: 23 ago. 2023. CAVALCANTI, Yaponan. A Comunicação Social Mídia e Evolução: A Comunicação Social. São Paulo: Grupo GEN, 2014.