Resumo

Título do Artigo

Alinhamento dos ODS ao Plano de Desenvolvimento Institucional: Um estudo na Universidade Federal de Uberlândia
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Mateus Henrique Catani Benedetti
-
2 - Jaluza Maria Lima Silva Borsatto
Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Gestão e Negócios Responsável pela submissão
3 - Lucas Silva Barreto
Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Gestão e Negócios
4 - Camila Lima Bazani
Universidade Federal de Uberlândia - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAdm

Reumo

A Agenda 2030 é um plano de ação global para o desenvolvimento sustentável em que foram definidos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O plano incluiu, pela primeira vez, as universidades como agentes potenciais na constituição de práticas sustentáveis e responsabilidade social na busca da concretização desses objetivos. Diante disso, a sustentabilidade foi inserida nos Planos de Desenvolvimento Institucional das Instituições de Ensino Superior (IES), servindo como um importante direcionador para a implantação das questões socioambientais.
Considerando o papel da UFU no desenvolvimento sustentável da região, formando profissionais em diversas áreas, desenvolvendo pesquisas, estabelecendo parcerias com empresas, governos e sociedade civil. O presente estudo busca responder a seguinte questão: Como se dá o alinhamento dos indicadores do Planejamento Interinstitucional da UFU com a Agenda 2030 e os ODS da ONU? Para responder à questão esta pesquisa tem como objetivo verificar como se dá o alinhamento dos indicadores do Planejamento Interinstitucional da Universidade Federal de Uberlândia (PIDE-UFU) com a Agenda 2030 e os ODS.
A agenda 2030 surge como um acordo global ambicioso e transcendentes da história recente, com a importante função de atuar nos países aderentes como um eixo central, responsável por tentar corrigir problemas permanentes em nossa sociedade (SDSN, 2017). Fernandes et al. (2019) discorre que, a partir de 2003 o planejamento passou a fazer parte da vida das universidades, através da Lei n.º 10.861 (2004) responsável por implementar o sistema nacional de avaliação da educação superior (SINAES), estabelecendo a obrigatoriedade da conjunção de um planejamento por parte das instituições chamado PDI.
O estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, privilegiando-se a revisão e a seleção da bibliografia, bem como a análise de documentos que se relacionavam ao problema, ao tema e aos assuntos correlatos. Para a análise utilizou-se os dados disponibilizados nas planilhas do PIDE-UFU 2022-2027, elaborado sob a responsabilidade da Comissão Permanente de Desenvolvimento e Expansão (CPDE). Para a análise dos dados foram feitas correções dentro de cada eixo temático vinculando da maneira mais coerente aqueles ODS que se aproximavam dos indicadores observados.
Os resultados demonstraram que, entre os 15 eixos temáticos analisados, em 10 foram realizadas 100% de alterações quanto as vinculações, sendo eles, Extensão e Cultura, Ensino Técnico, Internacionalização, CTIC, Hospital Veterinário, Hospital Odontológico, Comunicação, Gestão e Governança, ESEBA e Gestão de Pessoas. Além disso, após a revisão realizada de acordo com a literatura, 80% das vinculações se concentraram em seis objetivos: ODS 16; ODS 4; ODS 8; ODS 10; ODS 3 e ODS 17.
Diante o desenvolvimento do presente trabalho buscou-se trazer a luz contribuições para as instituições de ensino superior (IES), bem como evidenciar o papel primordial do planejamento estratégico para o atingimento dos ODS. Para as IES, a contribuição surge no âmbito sustentável, promovendo o desenvolvimento sustentável de forma democrática e inclusiva, a fim de que ele cumpra com o seu caráter social. Para o planejamento estratégico tem-se como primordial o fato de o mesmo ser fundamental para que um destino seja traçado e consequentemente alcançado.
Fernandes, A.L; et al. (2019) Planejamento: um estudo do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Revista da FAE, 22(1), p. 115 - 136. Disponível em: https://revistafae.fae.emnuvens.com.br/revistafae/article/view/623. Acesso em: 17/04/2023. SDSN Australia/Pacific (2017): Getting started with the SDGs in universities: A guide for universities, higher education institutions, and the academic sector. Australia, New Zealand and Pacific Edition. Sustainable Development Solutions Network – Australia/Pacific, Melbourne.