Resumo

Título do Artigo

Inovação em Produtos - Unidades Habitacionais Sustentáveis
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - ROSEANE DE QUEIRÓS SANTOS
Universidade Federal da Paraíba UFPB - CCSA Responsável pela submissão

Reumo

O desempenho inovador de uma empresa é um elemento-chave na busca pelo desenvolvimento econômico e tecnológico. Porém, esse desenvolvimento traz reflexos para a sociedade e para o meio ambiente e para evitar danos socioambientais, espera-se que as empresas desenvolvam mudanças nos produtos para que sejam menos agressivos ao meio ambiente. E mudanças dessa natureza dependem, em grande parte, do desenvolvimento de inovações voltadas para a sustentabilidade.
Como as empresas da construção civil estão desenvolvendo inovações sustentáveis em produtos? O objetivo de pesquisa que orienta este estudo é analisar as inovações sustentáveis em produtos realizadas por empresas da construção civil que participam do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBPQ-H)
Para Boons et al, (2013) a inovação sustentável é a produção, assimilação e exploração de um produto, processo de produção, serviço ou método de gestão ou de negócios que é novo para a organização e que resulta, em todo o seu ciclo de vida, em uma redução do risco ambiental, poluição e usa menos recursos. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico [OCDE] (2009, p. 169), define inovação sustentável de produto como a concepção de novos produtos ou melhoria que visa abordar e minimizar os impactos socioambientais.
Esta pesquisa é qualitativa, descritiva e estudo de multicascos. Para seleção dos casos foi utilizado o cadastro do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade na Construção Habitacional (PBQP-H), que apoia a implantação de inovações e de resposta do Programa na implementação do desenvolvimento sustentável do habitat urbano. Utilizou-se de entrevista semiestruturada, observação e documentos para coleta de dados que foram analisados por meio da análise de conteúdo.
Em uma das empresas foi verificado o uso de placas de aquecimento solar, nas unidades habitacionais construídas, com o objetivo de gerar economia de energia para os consumidores. Em outra empresa analisada além da economia de energia (lâmpadas de LED), a empresa inovou fazendo uso de sistema de economia de água (descarga de água com sistema de duplo acionamento). Argamassa com vermiculita, lâmpadas de LED, torneiras com engate rápido e sensores, poço artesiano, sistema de captação de águas pluviais, etc. são exemplos de inovações que outra empresa que fez parte do estudo utilizou.
Garantir a disponibilidade de água concomitantemente com o combate ao desperdício, é fundamental para viabilizar qualquer proposta de desenvolvimento sustentável. Deste modo, é possível verificar conformidades com a definição apresentada por Cheng e Shiu (2012) onde o mesmo afirma que inovação em produto sustentável é a produção de um produto novo para a organização, e que resulta em todo o seu ciclo de vida, em uma redução de risco ambiental, poluição e outros impactos negativos dos usos de recursos (incluindo o uso de energia, água e matérias-primas).
BOONS, F.; MONTALVO, C.; QUIST, J.; WAGNER, M. Sustainable Innovation, Business Models And Economicperformance: An Overview. Journal of Cleaner Production v. 45, P. 1-8, 2013. CHENG, C. C.; SHIU,, E. C. Validation of a proposed instrument for measuring eco-innovation: An implementation perspective. Volume 32, Issue 6, June 2012, Pages 329–344 OECD. Organisation for Economic Co-operation and Developmen. Framing Eco-Innovation: The Concept And The Evolution Of Sustainable Manufacturing. In: Eco-Innovation in Industry Enabling Green Growth. Junho de 2009.