Resumo

Título do Artigo

Promover a responsabilidade social corporativa através da transformação digital e da excelência Organizacional
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Joana Morgado Oliveira
Universidade de Coimbra - Faculdade de Economia Responsável pela submissão
2 - Carlos F. Gomes
Universidade de Coimbra - Faculdade de Economia

Reumo

Na era da transformação digital, as organizações são desafiadas a melhorar os seus impactos nos domínios ambiental e social sem fragilizar o econômico. Para responder a essas pressões, as organizações adotam práticas de responsabilidade social corporativa e desenvolvem processos de transformação digital. Contudo, algumas organizações obtêm resultados indesejados quando desenvolvem em simultâneo essas duas dimensões da gestão. Nesse contexto, os modelos de excelência organizacional poderão ser um instrumento para desenvolver simultaneamente a responsabilidade social e a transformação digital.
Na revisão da literatura efetuada constatou-se a carência de pesquisas sobre a interseção entre responsabilidade social e transformação digital, e a relação com os modelos de excelência como da FUNDIBEQ ou da EFQM. O objetivo é analisar a relação entre capacidades digitais e responsabilidade social, importantes impulsionadores da transformação digital sustentável, em organizações com certificação de excelência. Pelo que foi estabelecida a questão de pesquisa: Como pode a responsabilidade social corporativa ser promovida num contexto de transformação digital e de excelência organizacional?
A responsabilidade social pode ser efetivamente desenvolvida por meio da transformação digital e da excelência organizacional. É necessário focar a intersecção das capacidades de transformação digital com a responsabilidade social (Govindan, 2022) e os mecanismos relevantes nessa relação (Zheng et al., 2023). A excelência pode ser efetivamente implementada por meio da digitalização e ser o elo por identificar entre a digitalização e o desenvolvimento sustentável.
Aplicou-se um inquérito por e-mail para organizações portuguesas e espanholas de todos os setores, com e sem fins lucrativos, com certificação da EFQM. Os dados foram analisados usando a modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Todas as análises foram realizadas utilizando o IBM-SPSS Statistics versão 28 e o SmartPLS 4.
Os resultados mostram que as capacidades de transformação digital têm impacto positivo na internalização das práticas de excelência e na responsabilidade social corporativa. Também a internalização da excelência impacta positivamente na responsabilidade social. Finalmente, as capacidades digitais influenciam positivamente a responsabilidade social, quando mediadas pela internalização das práticas de excelência. Assim, é possível promover a responsabilidade social corporativa por meio de práticas de digitalização e da internalização da excelência em organizações com certificação de excelência.
Num contexto de grande volatilidade externa e interna às organizações, verifica-se que é possível implementar efetivamente e em simultâneo a transformação digital e as práticas de responsabilidade social. Verifica-se também que os modelos de excelência poderão ser um instrumento mediador entre essas duas dimensões de mudança. Isto é, a digitalização de recursos e processos poderá contribuir positivamente para o sucesso da responsabilidade social corporativa através da internalização das práticas de excelência organizacional.
Govindan, K. (2022). Theory Building Through Corporate Social Responsibility 4.0 for Achieving SDGs: A Practical Step Toward Integration of Digitalization With Practice-Based View and Social Good Theory. IEEE Transactions on Engineering Management, PP, 1–18. Zheng, L. J., Zhang, J. Z., Kai Ming Au, A., Wang, H., & Yang, Y. (2023). Leveraging technology-driven applications to promote sustainability in the shipping industry: The impact of digitalization on corporate social responsibility. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, 176.