Reumo
A preocupação com o meio ambiente vem assumindo cada vez mais importância no cotidiano das pessoas e principalmente quando ligada ao comportamento e intenção de consumo ecologicamente consciente. No cenário de consumo para os pets, a preocupação ambiental também vem ganhando espaço. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo investigar a relação entre intenção de compra de produtos ecológicos no mercado pet e a teoria do comportamento planejado (TCP). Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo quantitativa, descritiva, a partir do método survey. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados em grupos de Facebook voltados para o consumo ecologicamente consciente, resultando em 132 respondentes, residentes de diversas cidades do país. Os dados foram analisados por meio de correlação de Spearman. Dentre os principais achados, os resultados evidenciam que a intenção de compra de produtos ecológicos para pets está relacionada com os constructos da teoria do comportamento planejado, possuindo correlação positiva moderada com o controle percebido seguido da atitude e norma subjetiva. O estudo conclui que a intenção de compra de produtos ecológicos para pets, apresenta maior relação com a percepção de controle que o indivíduo possui sobre sua compra e a avaliação da sua atitude de compra como positiva para os aspectos ecológicos. Recomenda-se que futuras pesquisas ampliem a amostra e explorem variáveis econômicas e situacionais, além de investigar o interesse das lojas em oferecer produtos ecológicos, visando um alinhamento com práticas sustentáveis.