Reumo
A Governança Corporativa representa a implantação de diretrizes e processos com o intuito de aprimorar a maneira como as organizações são administradas. Atualmente, vem sendo considerada um elemento crucial no ambiente organizacional, constituindo-se como um mecanismo adaptável às diferentes realidades econômicas, culturais, políticas e regulatórias de cada país. Este tema vem ganhando relevância com a atual tendência organizacional de ampliar a meta de lucro, passando a incorporar o bem-estar humano e a qualidade ambiental como propósitos basilares dos negócios. Esse avanço conceitual nas organizações está associado também às mudanças externas e à intensificação das pressões competitivas do mercado. Dessa forma, a presente pesquisa tem o objetivo de analisar a produção científica internacional sobre Governança Corporativa, nas áreas de pesquisa de maior relevância dentro da Web of Science, durante o período de 2014 e 2023, por meio de um estudo bibliométrico.
A Governança Corporativa é um conceito que se fundamenta na Teoria da Firma e na Teoria dos Stakeholders. A abordagem da Teoria da Firma se concentra nas relações internas das organizações, tendo surgido impulsionada pelo desalinhamento de interesses que tiveram origem na separação entre propriedade e gestão. A Teoria dos Stakeholders, por outro lado, tem suas bases nos campos do comportamento organizacional e da política de interesses de grupos específicos, podendo ser definida como a formulação e implementação, pelos administradores, de processos que satisfaçam todos os grupos que tenham interesses em jogo na organização.
Este trabalho é fruto de uma pesquisa em andamento, desenvolvida por meio de uma abordagem quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizando a estatística descritiva para geração de indicadores referentes à produção científica internacional sobre Governança Corporativa. Os dados foram coletados de fontes secundárias, especificamente da base de dados da Web of Science (WoS) indexada ao Portal da Capes (Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A escolha dessa base se justifica por se tratar de uma plataforma renomada e completa, que disponibiliza ferramentas avançadas de busca, facilitando a pesquisa e seleção dos dados necessários para realizar a análise. A utilização do método bibliométrico tem como vantagem principal a padronização das informações utilizando a estatística, o que facilita a mensuração e visualização dos dados tratados. Com o intuito de garantir a precisão dos resultados, na busca foram utilizados os seguintes filtros: artigos cujos títulos continham o termo "corporate governance"; artigos publicados entre 01/01/2014 e 31/12/2023; artigos publicados nas cinco áreas de pesquisa com maior número de publicações: “business economics”, “environmental sciences ecology”, “science technology other topics”, “government law” e “social science other topics”. Portanto, com a análise bibliométrica, busca-se mapear os artigos publicados nas áreas de pesquisa selecionadas, tendo em vista as seguintes variáveis: a) produção acadêmica registrada anualmente; b) distribuição geográfica da produção acadêmica em âmbito internacional; c) recorrência das palavras-chaves; d) quantidade de publicações por periódico; e) quantidade de publicações por instituição.
Como resultados preliminares, em um primeiro momento, foram encontrados na Web of Science 6.151 registros de publicações com a palavra Governança Corporativa no título. Posteriormente, com base nos filtros utilizados, foram obtidos 2.398 registros. Vale ressaltar que um dos filtros importantes utilizados foi a categoria de artigos publicados em periódicos, já que é a produção acadêmica que garante maior rigor científico, que apresentou uma predominância nos resultados, com cerca de 78% do total registrado durante a década analisada. Das 54 áreas de pesquisa, a área de business economics obteve expressiva quantidade de registros comparada às demais, com 2.057 artigos, representando quase 86% dos resultados. Outra informação relevante é o aumento significativo da produção sobre Governança Corporativa a partir do ano de 2019, destacando os anos de 2020 (406 registros, equivalente a 16,9%) e 2022 (416 registros, correspondente a 17,3%) com as maiores produções.
Além disso, foi possível analisar a contribuição de cada país para a evolução do tema, sendo que Estados Unidos, Inglaterra, China e Austrália totalizaram mais da metade do total dos registros, sendo a maior produção originária dos EUA, com 381 registros, cerca de 18% do total das publicações. A próxima análise feita corresponde ao diagrama obtido pela identificação de aglomerados de palavras-chave, baseado na frequência de suas ocorrências, elaborado a partir do software Vosviewer. Nessa análise, os temas mais relacionados a Governança Corporativa são Responsabilidade Social Corporativa e Teoria da Firma. Outro resultado importante são os periódicos que mais publicaram sobre o tema, que são: Corporate Governance The International Journal of Business in Society e Sustainability, com 108 e 96 publicações, respectivamente. Entre as 65 instituições com mais de 10 publicações, a Egyptian Knowledge Bank Ekb (Egito) e a University of Portsmouth (Inglaterra) concentraram, respectivamente, 37 e 30 publicações sobre a temática. Conclui-se preliminarmente que o tema Governança Corporativa vem apresentando relevância crescente na área de Negócios que se destacou no cenário da produção científica internacional no período analisado.