Reumo
A concepção de desenvolvimento sustentável, no contexto global atual é resultado de um processo histórico, isto é, entre sua origem e evolução até os dias de hoje, houve fatores que determinaram sua trajetória, os quais são consequências de diferentes épocas e seus respectivos contextos científico, tecnológico, cultural e social. Neste sentido, o recrudescimento das questões relacionadas ao uso sustentável dos recursos não renováveis do Planeta levou a ONU a realizar uma sequência de eventos até os dias atuais, com destaque para Rio 92, com fóruns de debates sobre aspectos pertinentes. Em 2013, os Estados-membros da ONU ratificaram o compromisso de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) até 2015. Os novos objetivos teriam a missão de conectar as três dimensões do desenvolvimento sustentável (social, econômica e ambiental). (UNITED NATIONS, 2013). A Agenda 2030 da ONU, aprovada em uma reunião na sede das Nações Unidas em 2015, tem um plano, intitulado “Transformando Nosso Mundo”, apresentando 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas. A Agenda, estabeleceu diretrizes e orientações para promover o desenvolvimento sustentável concomitante ao desenvolvimento humano.
Restando menos de 6 anos para o fim do prazo estabelecido para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), esta pesquisa teve o objetivo de identificar as associações entre Desafios Estratégicos do PDI/UFSM 2016-2026 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foram examinados 1.829 projetos de extensão da UFSM, concluídos ou em andamento, das suas diversas unidades no período compreendido entre os anos de 2019 e 2024.
Os dados documentais foram sistematizados em planilhas e foram apuradas as respectivas frequências absolutas e relativas dos Desafios Estratégicos e dos ODS. Após, os dados foram exportados para o SPSS 22.0®, para realizar a Tabulação Cruzada. Por fim foi realizada a Análise de Conteúdo, com categorias, definidas à priori: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; e, Desafios Estratégicos Institucionais da UFSM. As subcategorias dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável se têm cada um dos 17 ODS; e, como subcategorias dos Desafios Estratégicos Institucionais da UFSM cada um dos 7 desafios que constam no PDI/UFSM 2016-2026.
Ao se analisar a frequência absoluta dos Desafios Estratégicos do PDI/UFSM 2016-2026 dos projetos verificou-se que dois se destacam. Na primeira posição, o Desafio Estratégico D6 (Desenvolvimento Local, Regional e Nacional), com uma frequência total de 583. Essa evidência sugere o foco da atuação extensionista em demandas com relevância social, mediante a priorização dos temas como: identificação de potenciais de desenvolvimento e ações estratégicas de desenvolvimento e integração regional.
A segunda posição, com frequência absoluta de 580, é ocupada pelo Desafio Estratégico D2 (Educação Inovadora e Transformadora com Excelência Acadêmica), ratificando o comprometimento da UFSM com o desenvolvimento acadêmico- profissional e, também, com o desenvolvimento humano e social de todos os envolvidos.
No extremo inverso, está o Desafio Estratégico D4 (Inovação), com 1 projeto que o contemplou. Essa evidência remete a algumas inquietações como: será que os projetos de extensão desenvolvidos na UFSM não visariam à inovação? A extensão desenvolvida na UFSM ainda não incorporou uma cultura de fomento à inovação? Destaca-se, contudo, que em 2023 a UFSM criou a Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo – PROINOVA, fortalecendo seu ecossistema de inovação.
Já, em relação às frequências dos ODS nos projetos analisados, destaca-se o ODS 4 (Educação de qualidade), com frequência absoluta de 563, o que se evidencia a ênfase dada à educação inclusiva e equitativa, que promove oportunidades de aprendizagem adequadas à realidade atual e aos contextos local, nacional e global. E o segundo ODS com maior frequência absoluta, 260 vezes, é o ODS 3 – Saúde e Bem Estar, evidenciando que a UFSM, por meio de ações de extensão, visa contribuir para o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos.
Com a finalidade de se identificar relações entre os ODS e os Objetivos Estratégicos do PDI/UFSM 2016-2026 se fez a tabulação cruzada e observou-se que os desafios estratégicos da UFSM D6 (Desenvolvimento local, regional e nacional) e D2 (Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica) destacam-se por apresentarem os maiores resultados de associações (583 e 580, respectivamente) com os ODS. O que implica, considerando o contexto da UFSM, a predominância de ações e esforços, para a concretização dos ODS, voltados aos assuntos como: Educação Inovadora e Transformadora com Excelência Acadêmica e Desenvolvimento Local, Regional e Nacional (UFSM, 2016, p. 209).
As evidências confirmam a função da UFSM enquanto instituição de geração e difusão de conhecimentos e a ratificação de seu papel social. Ademais, corrobora-se o comprometimento da UFSM com as diretrizes de sua política de extensão, ao proporcionar conhecimento, base empírica, soluções e inovações necessários aos contextos local, regional e global, para a superação de dificuldades e desafios sociais, econômicos e ambientais.
Este estudo permitiu identificar relações entre Desafios Estratégicos do PDI/UFSM 2016-2026 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos projetos de extensão da UFSM, o que colabora com o campo da Administração Pública para: Identificar o direcionamento e preferência de temas nas ações de extensão de uma universidade federal quanto aos ODS; Mapear oportunidades e fraquezas quanto aos ODS nas ações de extensão da UFSM, o que implica a análise das diretrizes das políticas institucionais. Diante disto, a UFSM pode incentivar, por meio do seu ensino, pesquisa e extensão, a ampliação e diversificação dos demais ODS nos projetos de extensão da instituição além do ODS 4(Educação de qualidade), destaque deste estudo. Assim como, fomentar projetos de extensão que envolvam os demais desafios estratégicos da UFSM, expandindo as ações de extensão para além dos desafios estratégicos destaques deste estudo, D6 (Desenvolvimento local, regional e nacional) e D2 (Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica), que também devem ser desenvolvidos.
REFERÊNCIAS
NAÇÕES UNIDAS BRASIL (2015). Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustent%C3%A1vel Acesso em: 01 mai. 2024.
UNITED NATIONS. (2013). Future challenges. Disponível em: https://www.un.org/en/conferences/environment/newyork2013 Acesso em: 01 mai. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. (2016). Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2026/UFSM. Disponível em: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/proplan/pdi Acesso em: 30 abr. 2024.