Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE COMPARATIVA DAS UNIVERSIDADES NO RANKING UI GREENMETRIC: APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ENTROPIA
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Nisrin Naiel Dib Khaled
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - PPGEP Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MA Responsável pela submissão
2 - Diego Marques Cavalcante
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Santa Maria
3 - Ana Paula Belizário
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção
4 - Andrieli de Oliveira Cardoso
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Universidades Federal de Santa Maria
5 - Lucas Veiga Ávila
- Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Reumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a relevância dos indicadores de sustentabilidade das universidades latino-americanas, no contexto do ranking UI GreenMetric, utilizando o método de entropia. A sustentabilidade no ensino superior é uma questão crucial, visto que as universidades desempenham um papel essencial na promoção de práticas sustentáveis globalmente. Essas instituições têm adotado práticas como o uso de energias renováveis, eficiência energética, transporte sustentável e redução do consumo de recursos naturais, alinhando-se com a Agenda 2030 da ONU e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O ranking UI GreenMetric, criado pela Universitas Indonésia em 2010, é uma ferramenta importante para avaliar a sustentabilidade nas universidades. Ele considera seis critérios principais: Configuração e Infraestrutura, Energia e Mudanças Climáticas, Resíduos, Água, Transporte e Educação. Neste estudo, a técnica de entropia foi aplicada para medir a distribuição e dispersão desses indicadores, buscando identificar áreas de alta desordem ou ineficiência. A técnica de entropia é amplamente utilizada em estudos de sustentabilidade para analisar sistemas complexos e identificar ineficiências. A metodologia adotada inclui a coleta de dados das universidades participantes do ranking UI GreenMetric, com foco especial nas instituições da América Latina. Os dados foram extraídos diretamente do site do UI GreenMetric, garantindo precisão e atualidade das informações. Para assegurar a consistência, foi adotado um processo rigoroso de verificação e normalização dos dados, incluindo validação cruzada com outras fontes. A seleção da amostra foi não probabilística intencional, escolhendo universidades que forneciam informações completas sobre todos os seis critérios de sustentabilidade. Na análise dos dados, foi utilizada a equação de Shannon para calcular a entropia, medindo a incerteza ou desordem no sistema. Os resultados foram analisados para identificar áreas com alta desordem ou ineficiência. Uma alta entropia indicou grande dispersão de informações ou recursos, sugerindo ineficiências no sistema, enquanto uma baixa entropia indicou um sistema mais ordenado e eficiente. Os resultados mostram que, no contexto das universidades latino-americanas, o indicador "Água" possui a maior relevância, com um peso de 28,79%, seguido por "Desperdício" com 22,38%, "Energia e Mudanças Climáticas" com 13,59%, "Educação e Pesquisa" com 13,03%, "Transporte" com 12,92% e "Configuração e Infraestrutura" com 9,28%. Observou-se que a significância dos indicadores varia entre os continentes. Por exemplo, o indicador "Água" ocupa a primeira posição em significância nas Américas, Europa, Ásia e África, mas na Oceania, ele ocupa apenas a penúltima posição. A análise comparativa por continente revelou que, na Oceania, o indicador "Educação e Pesquisa" é o mais significativo, e as porcentagens dos indicadores estão mais equilibradas em comparação com os outros continentes. Nas Américas, Europa, Ásia e África, a diferença entre a porcentagem do indicador "Água" e os demais indicadores é mais acentuada. Esses resultados sugerem que as universidades da Oceania têm uma aplicação mais homogênea dos critérios de sustentabilidade relacionados à água, enquanto as outras regiões apresentam maior desigualdade na aplicação desse critério. Os achados indicam que o método de entropia pode influenciar futuras políticas de sustentabilidade nas universidades, promovendo a adoção de práticas mais equilibradas e eficientes. As universidades podem usar esses resultados para priorizar áreas com alta desordem ou ineficiência, como o gerenciamento de água na Oceania, e implementar estratégias específicas para melhorar a sustentabilidade. Além disso, a análise comparativa por continente fornece uma visão detalhada das diferenças regionais, o que pode ajudar os gestores acadêmicos a desenvolver políticas de sustentabilidade adaptadas às necessidades locais. Este estudo reafirma a importância dos indicadores de sustentabilidade na avaliação das universidades e destaca a necessidade de uma abordagem holística e integrada para alcançar resultados duradouros. A aplicação do método de entropia revelou-se eficaz na identificação de áreas críticas e na promoção de práticas sustentáveis mais eficientes. A pesquisa proporciona uma base sólida para a compreensão das práticas de sustentabilidade nas universidades e sugere implicações e recomendações para a melhoria contínua. A relevância dos indicadores de sustentabilidade varia de acordo com o contexto regional, e a análise comparativa ajuda a identificar prioridades específicas para cada região. As universidades latino-americanas, por exemplo, podem focar na gestão de água e desperdício, enquanto as universidades da Oceania podem concentrar esforços na educação e pesquisa. Essa abordagem regionalizada permite uma implementação mais eficaz de práticas sustentáveis, alinhadas com as necessidades e desafios locais. Finalmente, o estudo destaca a importância de uma cultura de sustentabilidade nas universidades, que deve ser promovida em todas as atividades acadêmicas e administrativas. Investimentos em práticas sustentáveis, apesar da resistência inicial, trazem benefícios a longo prazo para a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo. A integração dos ODS na estratégia das universidades é essencial para promover o desenvolvimento sustentável e enfrentar os desafios ambientais globais.