Resumo

Título do Artigo

Inovação Verde para certificação de Carbono Neutro: Um estudo em uma empresa de bebidas
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Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Bianca Pereira Dias
-
2 - Jaluza Maria Lima Silva Borsatto
Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Gestão e Negócios Responsável pela submissão
3 - Aracy Alves de Araújo
Universidade Federal de Uberlândia - FAGEN

Reumo

As discussões sobre a promoção do desenvolvimento sustentável têm ganhado cada vez mais relevância neste contexto de intensificação dos impactos das mudanças climáticas na vida das pessoas. O setor empresarial, principal responsável pelas emissões de dióxido de carbono provenientes de combustíveis fósseis, estão buscando, seja por pressões legais, mercadológicas ou financeiras, adequar suas cadeias de produção a partir de inovações que promovem um menor impacto ao meio ambiente. Diante do cenário que se apresenta, surge uma perspectiva inovadora para combater as emissões de carbono e promover a sustentabilidade no setor empresarial, a certificação de carbono neutro, a qual reconhece organizações que reduzem ou compensam completamente suas emissões de gases no efeito estufa. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar a forma como a Inovação Verde vinculada ao processo produtivo contribui no alcance da Certificação de Carbono Neutro em uma indústria de bebidas. Busca-se ainda analisar os desafios enfrentados e os benefícios alcançados por essa organização ao adotar tais práticas. A inovação verde refere-se à aplicação de ideias, tecnologias, práticas e modelos de negócios que buscam soluções sustentáveis para os desafios ambientais. Essa abordagem visa reduzir o impacto negativo no meio ambiente, promover a eficiência no uso de recursos naturais, minimizar a emissão de poluentes e contribuir para a transição para uma economia de baixo carbono. Ademais, envolve a criação e adoção de produtos, processos e serviços que sejam ambientalmente amigáveis e socialmente responsáveis. Ela pode abranger uma ampla gama de áreas, como energia renovável, eficiência energética, gestão de resíduos, transporte sustentável, agricultura de baixo carbono, entre outros setores (Thorstensen, V.; Thomazella, F, 2021). Carbono neutro, também conhecido como a neutralidade de carbono, é um estado em que a quantidade de emissões de dióxido de carbono (CO2) liberadas na atmosfera é equilibrada pelo mesmo volume de CO2 removido da atmosfera ou compensado por meio de medidas de mitigação. A busca para alcançar a neutralidade de carbono pode se dar de várias formas, por exemplo, através da Redução de Emissões, a qual visa reduzir a quantidade de emissões de CO2 resultantes das atividades humanas; a segunda maneira, consiste na Compensação de Emissões em que se deve compensar as difusões de CO2 liberadas para a atmosfera investindo em projetos que removam ou reduzam emissões equivalentes de CO2. A terceira forma de redução de emissões, já se trata do uso de créditos de carbono em que se pode comprar créditos de carbono de projetos que têm excedentes de reduções de emissões. A quarta, que evidencia a captura de carbono em que se deve utilizar tecnologias de captura e armazenamento de carbono para remover CO2 da atmosfera e armazená-lo de forma segura. Por fim, a quinta está focada em políticas e regulamentações em que se pode aderir a políticas governamentais, regulamentações e acordos internacionais que incentivam a redução de emissões de carbono (UNFCCC, 2021; IPCC, 2018; WRI, 2021). A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem qualitativa se tratando também de uma pesquisa documental. Nesse sentido a abordagem predominante, estipulou-se dentro das prerrogativas da pesquisa qualitativa através da busca e entendimento por meio da coleta de dados, esses sendo documentos da empresa, entrevistas semiestruturadas e observação da empresa no mercado. A empresa objeto de estudo é uma multinacional do setor de bebidas, sendo detentora de diversas marcas de produtos alcoólicos e não alcoólicos, atingindo assim um público diversificado em diversos países. Pode-se observar durante a pesquisa que a empresa estudada possui grande impacto no mercado de bebidas e consequentemente alta relevância para a economia do país. Líder do setor no Brasil e destaque no mercado sendo uma das maiores do mundo, a instituição em questão demonstrou conseguir alinhar seus objetivos financeiros com a Inovação Verde. Além disso, pode- se observar que ela possui vantagens competitivas por ter detenção de grande capital, renome e influência, mas não tira o merecimento em relação a conscientização sustentável que a empresa vem se mostrando ter ao longo dos anos. Por conseguinte, através de iniciativas voltadas para ações climáticas em que 100% da energia comprada deve ser de fontes renováveis, agricultura sustentável, embalagens retornáveis ou majoritariamente feitas com itens recicláveis, gestão hídrica e conscientização social visando o crescimento também dos parceiros de negócios mais contratação de minorias visando o desenvolvimento econômico social - a empresa de bebidas é um exemplo que é possível unir lucratividade com sustentabilidade. Além disso, corrobora ainda com as ODS estabelecidas pela ONU demonstrando que essas não são utópicas, pois existe um caminho de longo prazo sim, mas atingível. O estudo contribui para o corpo de conhecimento sobre Inovação Verde e suas aplicações práticas, oferecendo percepções valiosas para outras instituições que buscam caminhar em direção a uma operação mais sustentável e alinhada às metas de mitigação das mudanças climáticas. Além disso, os resultados contribuem de forma teórica e prática para o entendimento da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas, especificamente objetivos 8, 9, 12, 13 e 17.