Resumo

Título do Artigo

CONECTANDO SABERES: DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INTEGRADORES PARA UMA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL E DE QUALIDADE
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Dayane da Silva Rodrigues de Souza
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - Campus Currais Novos - Eixo de Gestão e Negócios
2 - Bruno César Dias de Albuquerque
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - Campus Currais Novos Responsável pela submissão
3 - João Paulo Oliveira Lucena
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - RN

Reumo

Este trabalho relata a experiência de alunos e professores na disciplina Projeto Integrador do curso técnico subsequente de Administração no Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI). Desenvolvido em um semestre letivo, o projeto envolveu três equipes, cada uma com cinco alunos, três professores orientadores e um professor da disciplina. As equipes realizaram três projetos. O primeiro abordou o problema do acúmulo de lixo, propondo uma solução para a reciclagem de materiais e criação de novos produtos. O segundo grupo organizou um evento educativo sobre trânsito para a comunidade acadêmica e local, contando com a participação de órgãos de trânsito municipais, federais e empresas da região. O terceiro grupo identificou, através de pesquisa com empresários locais, as principais dificuldades enfrentadas e criou um podcast com dicas para superá-las. Os projetos são significativos do ponto de vista acadêmico e social, pois, além de contribuírem para a formação dos estudantes, promovem ações que beneficiam os aspectos ambientais, econômicos e sociais da comunidade local.