Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS PARA MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA: Proposta de um Framework
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Andreza Rodrigues de Araújo
- Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Responsável pela submissão
2 - Luciana Nunes de Oliveira
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Centro de Ciências Sociais e Humanas
3 - Sara Schafer Segato
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Administração
4 - Jordana Marques Kneipp
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - PPGA
5 - CLARISSA ANTONELLO MAFFINI
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - PPGA

Reumo

A sustentabilidade é um tema de crescente importância no meio acadêmico e nas organizações. A implementação de Modelos de Negócios Sustentáveis (MNS) é essencial para que as empresas obtenham uma vantagem competitiva sustentável e melhorem seu desempenho ambiental. Nesse sentido, este estudo busca identificar estratégias que auxiliem a comunidade industrial no desenvolvimento de MNS. Para isso, esta pesquisa analisou 75 empresas industriais brasileiras por meio de um questionário eletrônico dividido em dois blocos, o primeiro voltado para o perfil dessas empresas e o segundo estruturado de acordo com os MNS, o recorte temporal dessa coleta foram os anos de 2020 a 2022. A análise desses dados, foi conduzida através de estatística descritiva, utilizada para a caracterização dessas empresas, e, a correlação de Pearson, para verificar as relações entre as oito variáveis correspondentes aos MNS. Os resultados sugerem que o envolvimento sustentável dos fornecedores, a motivação dos clientes para o consumo responsável e a integração de critérios ambientais e sociais na gestão financeira são cruciais para o desenvolvimento de um MNS. Assim como, as relações transparentes e responsáveis com stakeholders são fundamentais para o sucesso a longo prazo de uma empresa. Desse modo, a partir dos resultados foi possível propor um framework de estratégias de sustentabilidade para a Indústria Brasileira. Logo, esse framework contribui para a teoria e prática dos MNS, de modo a disseminar a teoria sobre MNS e inovação sustentável e aprimorar a implementação do MNS através de estratégias para fortalecer práticas sustentáveis, investir em inovação, fomentar relacionamentos sustentáveis, comunicar benefícios e adotar uma abordagem financeira holística. Ao propor esse modelo, este estudo fecha a lacuna existente evidenciada por Karuppiah et al., (2023), aponta implicações relevantes e sugere caminhos importantes para aprofundar a compreensão da interseção entre negócios, estratégias, inovação e sustentabilidade.