Resumo

Título do Artigo

INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR (IES): GESTÃO E TECNOLOGIA COMO BASES DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E EMPRESAS
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - ADRIANO CARLOS MORAES ROSA
Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de Itajubá - Engenharia de Produção Responsável pela submissão
2 - Bruno Donizeti da Silva
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3 - Camila Martinelli Rocha Jacó
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4 - Herlandi de Souza Andrade
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5 - Vanessa Cristhina Gatto
Fatec Guaratinguetá - Guaratinguetá

Reumo

O avanço tecnológico e a gestão empresarial estão se tornando cada vez mais interdependentes, transformando profundamente a maneira como as empresas operam e como produtos e serviços são desenvolvidos e consumidos. A tecnologia não apenas muda a dinâmica interna das organizações, mas também redefine a interação entre empresas e seus clientes. Paralelamente, a gestão evolui para ser cada vez mais orientada pela tecnologia, aproveitando as oportunidades que ela proporciona para otimizar processos, melhorar a eficiência e explorar novos mercados. Outro aspecto fundamental desse contexto é a educação empreendedora, que vai além do ensino tradicional ao desenvolver competências integradas à construção de projetos de vida. Essa abordagem educativa promove o desenvolvimento integral dos estudantes, incentivando seu protagonismo e oferecendo ferramentas para o aprimoramento e valorização profissional. O empreendedorismo, nesse sentido, está intimamente ligado à gestão da inovação, da criatividade e da tecnologia, sendo essencial para a busca de novas oportunidades e para o sucesso em um mundo em constante mudança. A tecnologia, entendida como o uso de conhecimento e ferramentas para resolver problemas ou realizar tarefas, transforma todas as esferas sociais, impactando como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos. Sua aplicação promove a criação de novos produtos e serviços, impulsionando o crescimento econômico e melhorando a qualidade de vida, fatores essenciais para o bem-estar da sociedade. Nesse sentido, o ensino de tecnologia nas escolas, desde as séries iniciais, é crucial para preparar crianças e jovens para um futuro cada vez mais digital. Ao aprenderem habilidades como programação, pensamento computacional e alfabetização digital, os estudantes desenvolvem competências que os capacitam a navegar de forma eficaz em um mundo digital e a atender às demandas do mercado de trabalho. O empreendedorismo nas escolas desempenha um papel vital no desenvolvimento das habilidades necessárias para o sucesso dos alunos, ensinando-os a ser criativos, a resolver problemas e a assumir riscos de maneira responsável. Essas competências não apenas preparam os estudantes para enfrentar os desafios do mundo real, mas também promovem uma mentalidade empreendedora que estimula a inovação e o progresso econômico. Considerando a importância da integração entre gestão, empreendedorismo e tecnologia, este estudo teve como objetivo analisar, elaborar e disponibilizar conteúdos sobre essas disciplinas para a comunidade acadêmica e escolar. A pesquisa envolveu alunos de uma instituição de ensino superior tecnológico (IES), que colaboraram com escolas da rede pública, envolvendo estudantes, professores, gestores e outros interessados. Além disso, discutiu-se a relevância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) presentes na Agenda 2030 da ONU, especialmente no contexto educacional. O problema de pesquisa abordado foi a possível lacuna na partilha de conhecimentos importantes desenvolvidos em instituições de ensino superior com as instituições de ensino básico, ou a demora nessa partilha. Para enfrentar esse desafio, foram utilizadas pesquisas exploratória, bibliográfica, documental e de campo, apoiadas nos conceitos de aprendizagem colaborativa e inovação aberta (Open Innovation - OI). Essas metodologias permitiram a colaboração entre diferentes atores do processo educacional e a disseminação de materiais instrucionais e treinamentos no campo administrativo e tecnológico. A iniciativa contou com a participação ativa de escolas, prefeituras e secretarias municipais de educação, com parcerias formalizadas a partir dos resultados obtidos durante visitas, palestras e a distribuição de documentos elaborados ao longo do projeto. Assim, o estudo não só fortaleceu a conexão entre as instituições de ensino superior e as escolas da rede pública, mas também contribuiu para o desenvolvimento das competências necessárias para enfrentar os desafios do século XXI.