Reumo
A implementação da educação ambiental no currículo brasileiro passa a ser implementada através do Art. 2º, inciso X da Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9.795/99 (BRASIL, 1999), sendo instruído a inclusão da “educação da comunidade, objetivando capacitá-la para a participação ativa na defesa do meio ambiente.” (BRASIL, 1981). Nessa perspectiva, a temática “meio ambiente” é incluída no cenário brasileiro como uma responsabilidade social mais ampla, que vai além dos bancos escolares. No âmbito do currículo escolar, especificamente do ensino superior a temática ambiental deve ser incluída de forma a promover o efetivo desenvolvimento do perfil profissional do egresso com abordagem de conteúdos pertinentes às políticas de educação ambiental em conjunto com os temas: educação em direitos humanos e de educação das relações étnico-raciais ou o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígenas. Para os cursos superiores nas modalidades tecnológicos, licenciatura e bacharelado, a educação ambiental deve ser apresentada de forma interdisciplinar, no sentido de promover formação dialógica com os temas que permeiam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nessa perspectiva, o Curso de Administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) conta com uma disciplina específica para tratar de temas voltadas para a gestão empresarial e meio ambiente. Desde 2018 a disciplina Gestão Ambiental vem sendo ofertada na modalidade optativa e apresentado um número crescente de alunos matriculados a cada semestre. Com carga horária de 60 horas a disciplina é oferta em três módulos de 20 horas, com temáticas que envolvem discussão voltada para: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Gestão Ambiental e Competitividade e Relação entre responsabilidade ambiental e responsabilidade social nas organizações. As atividades de desenvolvem em três ações: a) Produção de vídeo curto com relato de vivência com o meio ambiente, cujos protagonistas são os familiares dos alunos matriculados; b) Oferta de palestras com empresários que trabalham na área do empreendedorismo sustentável; c) Coleta e apresentação de informações divulgadas na mídia e nas músicas brasileiras envolvendo convivência com o meio ambiente e a cultura sertaneja. Após a participação nas atividades e discussões os alunos apresentam as suas conclusões para os demais discentes e através dos relatos é promovido o debate envolvendo o referencial teórico e as práticas vivenciadas. É sobre
OBJETIVOS: Evidenciar as percepções, registrado pelos discentes, quanto à temática meio ambiente, adquiridas no decorrer da disciplina de Gestão Ambiental ofertada no Curso de Administração da UVA.
METODOLOGIA: De modo a compreender a relevância das atividades desenvolvidas, no âmbito da disciplina Gestão Ambiental, foi aplicada em sala de aula um formulário através do qual o aluno avaliava as atividades desenvolvidas ao longo do semestre, citando a prática que apresentou maior contribuição para a sua formação, a qual deveria ser justificada. Participaram da pesquisa 43 alunos. Os dados foram transcritos, categorizados e analisados mediante a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Para identificação dos relatos foi inserido o sexo (masculino – masc. e feminino – fem.) e a idade.
ANÁLISE DOS DADOS: As informações coletadas permitiram verificar que as experiências vivenciadas propiciaram aos discentes o despertar para a temática meio ambiente em três categorias: 1) Vida profissional – percepção sobre a necessidade de proteger o meio ambiente e o despertar para a responsabilidade socioambiental; 2) Práticas empresariais – aspectos e implicações dos empreendimentos que trabalham na área ambiental e com práticas sustentáveis; 3) Cultura e história de vida – observar as mudanças climáticas através do recorte de músicas, notícias de jornais e vivencias com o meio ambiente.