Resumo

Título do Artigo

COMPREENDENDO IRRESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Lenise David da Silva
Programa de Pós Graduação em Administração - UFRGS - UFRGS Responsável pela submissão
2 - Luis Felipe Machado Do Nascimento
- Escola de Administração

Reumo

No contexto organizacional, existem disparidades entre as ações que uma organização comunica e aquelas que efetivamente realiza, especialmente em termos de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) (Conrad & Holtbrügge, 2021). No entanto, inda não houve um consenso entre os estudiosos quanto a uma definição precisa de RSC e IRSC (Nguyen et al., 2024). O aumento de publicações a partir da década de 2000 contribuiu para o avanço na conceituação de IRSC proposta por Armstrong. Nesse sentido, a fim de sintetiza as contribuições de autores que focam no conceito de IRSC foi desenvolvido uma análise integrativa. A Irresponsabilidade Social Corporativa (IRSC), embora esteja presente na academia a mais de 40 anos, ainda é um tema pouco explorado em comparação com Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Além disso, é difícil obter informações sobre práticas irresponsáveis, quando as organizações costumam priorizar a divulgação de suas boas práticas. No entanto, as práticas de IRSC estão se tornando cada vez mais frequentes no mercado global e muitas vezes são ofuscadas pelas práticas de RSC. Neste sentido, compreender essa temática é relevante não apenas para a teoria, mas também para os gestores, consumidores e investidores, considerando que o impacto dessas práticas irresponsáveis é significativo para todas as partes envolvidas nas organizações.