Reumo
A pandemia da COVID -19 foi um evento sem precedente, as restrições impostas com o objetivo de prevenir e controlar a propagação da contaminação pelo novo vírus modificou aspectos sociais, políticos e impactou diretamente todos os setores da economia. A Cadeia de Suprimentos engloba todas as atividades associadas ao fluxo e transformação de recursos, da extração da matéria-prima até a entrega ao consumidor, às restrições de deslocamento prejudicaram tanto a consumidores como fornecedores, independente de seu porte, localização ou setor. Desse modo, a pandemia do COVID-19 exigiu mudanças e de adaptação em todo o contexto empresarial, aumentando a necessidade de um processo de Aprendizagem Organizacional em uma Cadeia de Suprimentos Sustentável. Este trabalho analisa o impacto da pandemia da COVID-19 na Aprendizagem Organizacional (AO) em uma Cadeia de Suprimentos Sustentável (CSS) no setor de hotelaria, especificamente no meio de hospedagem do tipo Resorts. Foi efetuada a análise de cenários divididos em ciclos, onde o primeiro ciclo demonstra o antes da pandemia, o segundo e terceiro durante a pandemia e o quarto ciclo o fim da pandemia. O trabalho identifica em cada ciclo a estrutura de aprendizagem, as capacidades desenvolvidas e em qual fase de aprendizagem de sustentabilidade de CSS o ciclo se encontra. No auge da pandemia da COVID-19 que corresponde aos ciclos 3 e 4, o ambiente nos resorts era propenso a mudanças e com alto comprometimento de seus colaboradores. Este ambiente diferenciado permitiu acelerar e aprimorar os processos da AO em uma CSS de forma mais ágil e dinâmica. Apesar da diminuição das ações de Sustentabilidade, as ações que foram mantidas em sua grande maioria foram no aspecto ambiental. Com o retorno a normalidade, ciclo 4, criou também um ambiente que pode desenvolver a autogestão dos procedimentos de aprendizagem nas CSS, se for mantida o comportamento proativo de seus stakeholders com a volta da normalidade das operações no setor hoteleiro