Reumo
A degradação do meio ambiente é alvo de debates ao longo dos anos, levando as instituições a incorporar práticas sustentáveis em suas atividades. Neste cenário, este estudo consiste em analisar como o campus sede da Universidade Estadual da Paraíba tem incorporado práticas de sustentabilidade nas dimensões ensino, pesquisa, extensão e gestão. Trata-se de um estudo qualitativo, empregando o método de abordagem indutivo e método de procedimento um estudo de caso no campus sede da Universidade Estadual a Paraíba (UEPB). Os dados foram coletados por meio de fontes bibliográficas, análise documental e entrevistas. A instituição analisada possui diferentes práticas de sustentabilidade relacionadas aos eixos da A3P. Há muitos projetos de pesquisa e extensão relacionados as práticas de sustentabilidade; neste passo, estas ações também se encontram nas ementas dos cursos, de forma pouco expressiva quando se trata dos eixos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). De uma forma geral foram observados 3 aspectos relacionados ao uso racional dos recursos naturais e bens públicos, 12 aspectos relacionados a gestão de resíduos; 12 aspectos acerca da qualidade de vida e; 6 aspectos para o eixo de sensibilização e capacitação. Os gestores possuem conhecimento acerca da sustentabilidade e descreveram ações e setores para as práticas sustentáveis questionadas. Contudo, há entraves de orçamento, processos licitatórios e conscientização das pessoas. Existe a necessidade de integração das dimensões analisadas na divulgação das práticas adotadas. Esta pesquisa colabora na ampliação do debate acerca da sustentabilidade nas universidades públicas da Paraíba e incorpora o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 16 (paz, justiça e instituições eficazes. Além disso, proporciona uma análise holística das práticas sustentáveis adotadas pela UEPB, podendo ser utilizada para a tomada de decisão dos gestores da universidade.