Reumo
Este artigo revisa a literatura sobre a inclusão das universidades em rankings de sustentabilidade internacionais. As universidades, como centros de formação e pesquisa, desempenham um papel importante no desenvolvimento de práticas sustentáveis e na disseminação de modelos de desenvolvimento inovadores. Os rankings de sustentabilidade importantes, como os QS World University Rankings, o UI GreenMetric e os Impact Rankings do Times Higher Education (THE), são identificados e analisados pela pesquisa por meio de uma revisão sistemática da literatura baseada em artigos indexados na base de dados Scopus. A análise utilizou o software Rayyan para fazer uma triagem e o IRAMUTEQ para fazer análises lexicográficas e de similaridade, revelando a centralidade da sustentabilidade e das universidades nas discussões acadêmicas. Os resultados mostram que a sustentabilidade é um tema importante nas discussões acadêmicas e mostram que há uma conexão significativa entre sustentabilidade, rankings universitários e práticas educacionais. Eles identificaram clusters temáticos que se concentram em práticas sustentáveis em universidades públicas, competitividade em instituições de ensino de negócios e termos como ensino superior e políticas, que servem como conectores entre esses clusters e indicam conceitos relevantes para várias discussões. A pesquisa descobriu que, embora os rankings de sustentabilidade funcionem como ferramentas de pressão externa para apoiar políticas de sustentabilidade abrangentes, eles frequentemente não levam em consideração os contextos regionais específicos, o que pode limitar sua eficácia na promoção de práticas realmente sustentáveis. Além disso, existem preocupações sobre a possibilidade de que as universidades adotem ações superficiais apenas com o objetivo de melhorar suas classificações, em vez de promover sustentabilidade real e integrada. A pesquisa promove o uso de ferramentas analíticas sofisticadas para a realização de estudos qualitativos e melhora o entendimento de práticas sustentáveis no ensino superior. O estudo enfatiza a necessidade de uma abordagem mais integrada e eficaz para o desenvolvimento sustentável nas universidades. Isso exige que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU sejam realmente incorporados às práticas e políticas institucionais. Assim, é esperado que pesquisas futuras ampliem a dinâmica entre sustentabilidade, rankings universitários e políticas institucionais, fomentando um compromisso mais genuíno e eficaz com o desenvolvimento sustentável.