Resumo

Título do Artigo

PROJETO EDUCACIONAL: DESPERTANDO PARA A IMPORTÂNCIA DO AGRONEGÓCIO E OS SISTEMAS ALIMENTARES NAS ESCOLAS URBANAS DE ENSINO BÁSICO
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Luís Eduardo Carvalho Noskoski
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Mestrando em Agronegócios Responsável pela submissão
2 - Estéfani Gysi
-
3 - Nelson Guilherme Machado Pinto
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Campus Palmeira das Missões - Departamento de Administração
4 - Adriano Lago
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Campus de Palmeira das Missões

Reumo

Introdução O agronegócio é crucial para o sistema alimentar global, contribuindo significativamente para a economia e a segurança alimentar do Brasil. No entanto, há desafios em equilibrar a produção de alimentos com a sustentabilidade e a equidade. A ONU, através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promove práticas agrícolas sustentáveis e a resiliência das comunidades. Dessa forma, projetos educacionais em escolas urbanas são essenciais para conscientizar os jovens sobre a importância do agronegócio e práticas sustentáveis. Assim, o presente estudo busca construir um projeto educacional para ser aplicado em escolas urbanas de ensino básico. Objetivos do Projeto O projeto alinha-se com vários ODS da Agenda 2030, incluindo: ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável ODS 4: Educação de Qualidade ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis ODS 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima ODS 15: Vida Terrestre ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação Procedimentos Metodológicos O estudo é exploratório, visando criar um projeto educacional que conecta ODS, agronegócio e estudantes de ensino básico urbano. A execução inicial será em municípios do COREDE Rio da Várzea, Rio Grande do Sul, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria e secretarias municipais. Método e Atividades Utilizando metodologias ativas de ensino, o projeto envolve alunos em atividades práticas e colaborativas. As atividades incluem: Visitas a fazendas e hortas urbanas Palestras e debates com profissionais do agronegócio Desenvolvimento de materiais educativos Projetos colaborativos entre alunos Feiras educativas O tempo de execução será definido conforme os recursos disponíveis. Conclusão O projeto visa fortalecer a compreensão dos estudantes urbanos sobre a importância do agronegócio e a sustentabilidade, integrando o conhecimento teórico com experiências práticas, incentivando uma aprendizagem ativa e crítica sobre o sistema alimentar global.