Resumo

Título do Artigo

As vias do ensino: análise dos efeitos da coprodução no serviço público educacional
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Maria Karolayne de Moura Costa
Universidade Federal do Piauí - UFPI - CAFS/UFPI Responsável pela submissão
2 - Patrícia Trindade Caldas
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - Unidade de Administração e Contabilidade (UAAC)

Reumo

O processo de formação escolar envolve alunos, famílias, professores, gestores e toda uma comunidade escolar, o que ocasiona em um chamado para participação desses múltiplos atores no processo de aprendizagem, aquilo que a ciência nomeia como coprodução no serviço educacional. Sendo ainda um campo em descoberto, principalmente acerca dos benefícios e desafios gerados, o presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos da coprodução no serviço público educacional. Para tanto, utilizou-se o método qualitativo, realizando a pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e observações in loco, em duas escolas da rede estadual de ensino na cidade de João Pessoa-PB. Para analisar os efeitos da coprodução, utilizou-se o Quadro dos Efeitos da Coprodução na Educação, considerando duas dimensões: a de ‘potenciais efeitos desejáveis’ e a de ‘potenciais fatores limitantes’. Como resultados, encontraram-se a coprodução acontecendo nas duas escolas, manifestando-se de forma mais enfática na escola cidadã integral técnica. Dentre as categorias mais presentes, destaca-se as de potenciais efeitos desejáveis aos estudantes e a Gestão. Como principal limitação, encontrou-se o efeito tempo para além dos efeitos estipulados no quadro teórico utilizado. Acredita-se que o estudo contribuiu para compreender os efeitos gerados pela coprodução em escolas públicas, justificando seu fomento.