Reumo
O presente estudo teve por objetivo descrever como as Instituições de Ensino Superior (IES) federais que ofertam cursos de graduação presenciais em Ciências Contábeis do estado do Rio de Janeiro se estruturam para atender as demandas normativas da sociedade referente a sustentabilidade, a partir de seus documentos institucionais. O estudo caracterizou-se como descritivo, com abordagem qualitativa e pesquisa documental. A amostra da pesquisa foi formada por meio de consulta ao site do Ministério da Educação. As IES que compõem a amostra são: Universidade Federal Fluminense (UFF) (Campi Volta Redonda, Macaé e Niterói); Universidade Federal do Rio de Janeiro (Campi Cidade Universitária e Praia Vermelha); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (Campus Seropédica). O arcabouço normativo utilizado incluiu a Política Nacional de Educação Ambiental, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, a Política de Educação para o Consumo Sustentável, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, entre outras estruturas normativas. No que se refere ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os resultados demonstraram que todas as IES possuem perfis institucionais consistentes com o arcabouço normativo, buscando assegurar as condições para que o bacharel compreenda sobre as questões sociais e ambientais, com valores democráticos e de solidariedade social. Todas abordam conceitos relativos à sustentabilidade no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. No âmbito do Ensino, evidenciam políticas de ensino voltadas para a igualdade social, formação profissional humanizada, socialmente referenciada, que não reproduz discriminações de gênero e raça. No âmbito da Pesquisa, apontam para diretrizes baseadas em princípios éticos na produção e na divulgação da pesquisa científica, sendo incentivado a produção de conhecimentos nas temáticas étnico-raciais, de gênero, de pessoas com deficiência, entre outras. As universidades impulsionam os projetos de extensão sempre de forma indissociável com ensino e à pesquisa, viabilizando a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Ademais, todas oferecem assistência estudantil, possibilitando inclusão social no acesso, permanência e redução da evasão dos discentes. Quanto ao Plano Político Pedagógico (PPP) do curso de Ciências Contábeis, todas objetivam, em síntese, formar profissionais éticos, que tenham visão humanítisca e responsabilidade social. Os planos evidenciaram que o egresso deve ser capaz de enfrentar as demandas empresariais e sociais, contribuir para geração de informações financeiras, econômicas e sociais e, principalmente, ter conduta ética. Foram encontradas 47 disciplinas relativas ao tema da sustentabilidade, contando todas as disciplinas ofertadas em cada campus. As disciplinas foram divididas em três blocos: 1- Disciplinas cujo nome tem relação com a sustentabilidade, 2- Disciplina com conteúdo relativo ao tema nas ementas e 3 - Disciplinas do grupo de extensão. No Bloco 1, a maioria é eletiva ou optativa, ou seja, 19 são eletivas ou optativas considerando o total de 27 do bloco. O Bloco 2 possui uma disciplina optativa no total de seis do bloco. No Bloco 3, todas são eletivas ou optativas, totalizando 14 disciplinas. A existência de disciplinas que não contém no nome palavras ligadas a sustentabilidade, mas que abordam em suas ementas os conceitos da temática, fornece indícios da adoção de uma abordagem interdisciplinar no tratamento desta temática, como se espera que venha a ocorrer. Para cada curso, foi verificada quais as modalidades de oferta das disciplinas ética e contabilidade ambiental ou socioambiental, por fazerem parte do núcleo da sustentabilidade na área de Ciências Contábeis. Sendo classificado como Nível 1 – quando uma das disciplinas é obrigatória e Nível 2 – quando as duas são obrigatórias. No que se refere aos níveis, quatro campi estão compreendidos no Nível 1, a citar, UFF Volta Redonda, UFF Campus Macaé, UFRJ Campus Cidade Universitária e UFRJ Praia Vermelha e; somente dois campi estão no Nível 2, a citar, UFF Niterói e UFRRJ. Entende-se que todos as IES devem oferecer as duas disciplinas de forma obrigatória para assegurar a formação do egresso de acordo com o expresso nos documentos que norteiam sua atuação, como o PDI. Conclui-se que as IES federais com cursos de graduação presenciais em Ciências Contábeis do estado do Rio de Janeiro possuem aderência aos conceitos relacionados à educação para a sustentabilidade, mas ainda é necessário avançar na temática. Apesar das universidades investigadas buscarem promover ações e práticas sustentáveis, a maioria dos cursos de Ciências Contábeis ofertam as disciplinas principais sobre sustentabilidade de forma optativa, o que pode levar a pouco impacto ambiental e reduzir a possibilidade de transformação social. As contribuições desta pesquisa são o aumento das discussões sobre a sustentabilidade; a influência em outras instituições de ensino públicas e privadas, estimulando a disseminação da sustentabilidade no ensino, na pesquisa, na extensão e em todas as práticas institucionais de forma a atender ao arcabouço normativo referente a sustentabilidade; a construção do conhecimento sobre a sustentabilidade na contabilidade e; a promoção da conscientização relativa a sustentabilidade na comunidade acadêmica e na sociedade.