Resumo

Título do Artigo

REFLEXÕES SOBRE CICLOTURISMO URBANO EM COPENHAGEN E EM FLORIANÓPOLIS
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Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Marcos Abilio Bosquetti
- Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Responsável pela submissão

Reumo

INTRODUÇÃO: O cicloturismo urbano está em franca expansão nas metrópoles por ser uma alternativa sustentável ao modelo tradicional de turismo dependente do automóvel e seus impactos negativos na mobilidade urbana, na sociedade e no meio ambiente. A bicicleta é um componente estratégico no desenvolvimento de cidades sustentáveis e inteligentes por proporcionar mobilidade urbana de baixo carbono (Nikolaeva & Latham (2024) e ao cicloturista a oportunidade de desfrutar tanto dos benefícios proporcionados pelo transporte ativo quanto dos pontos turísticos e promove maior conexão com a cidade e a comunidade local (Kline, 2017). PROBLEMA DA PESQUISA E OBJETIVO: Este trabalho visa contribuir para a construção do conhecimento sobre cicloturismo urbano, um tema de pesquisa emergente e promissor, porém carece de estudos exploratórios no Brasil e estudos comparativos entre casos similares e distintos. O trabalho apresenta os principais resultados de um estudo de caso comparativo entre Copenhagen, reconhecida como a capital mais ciclável do mundo, e Florianópolis que ocupa a primeira posição no ranking das capitais mais cicláveis do Brasil. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Este trabalho apresenta as principais referências relacionadas aos conceitos de turismo sustentável (Lamond, 2014) de cicloturismo (Teixeixa & Edra, 2020), cidades inteligentes (Nikolaeva & Latham, 2024) e Cultura da bicicleta (Nilsson, 2018). METODOLOGIA: Esta pesquisa qualitativa exploratória descritiva utilizou a metodologia do estudo de caso comparativo. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas em profundidade e anotações de campo realizadas como observador participante. Os dados secundários foram coletados de relatórios e materiais publicitários das secretarias de turismo e informações de websites, aplicativos, artigos acadêmicos e notícias em jornais e revistas da Dinamarca e do Brasil. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: Os resultados destacam os principais componentes para o desenvolvimento da ciclomobilidade e do cicloturismo urbano, bem como insights para o desenvolvimento desta modalidade de turismo nas capital do Brasil. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo destaca que o cicloturismo urbano não pode ser visto separadamente da ciclomobilidade realizada diariamente pela população local e que a infraestrutura cicloviária, a educação e segurança no trânsito, a comunicação e a cultura da bicicleta são alavancadoras desta nova forma de fazer turismo urbano. A oferta de transporte público multimodal de qualidade, o espaço amplo, adequado e seguro para quem anda a pé ou de bicicleta, as restrições de limites de velocidade e de vagas de estacionamento dos automóveis na cidade são evidências de que a Prefeitura de Copenhagen adota um modelo de urbanismo centrado no bem-estar das pessoas, onde os automóveis são tratados como visitas e não como donos dos espaços públicos. Em contraste, a cidade de Florianópolis, assim como a grande maioria das capitais brasileiras e de outros países ainda está fortemente atrelada ao modelo norte americano de urbanização centrada no automóvel e sofre as consequências da grande dependência deste modal. Nas cidades onde a cultura da bicicleta ainda está iniciando, como Florianópolis e outras capitais do Brasil, suas campanhas de marketing também poderiam promover a bicicleta como uma alternativa para explorar os pontos turísticos da cidade, mas precisam antes fazer a sua tarefa de casa, que é tornar as cidades cicláveis, e a pressão social é crucial para alavancar a transição para um modelo de urbanização centrado nas pessoas e o desenvolvimento sustentável. REFERÊNCIAS: O texto traz diversas referências, com destaque para: City of Copenhagen (2024). Mobility Report 2024 Disponível em: https://kk.sites.itera.dk/apps/kk_pub2/index.asp?mode=detalje&id=2796; Kline, K. (2017). How the Humble Bicycle Spurred a Modern Lifestyle Industry. Inc Strategy, 15 February; Cycling Embassy of Denmark (2024). Danish Cycling History. Disponível em: https://cyclingsolutions.info/embassy/danish-cycling-history; Lamont, M. (2014). Introduction: Cycling & tourism. Tourism Review Intel., 18(1/2): 1–113. Nikolaeva, A., & Latham, A. (2024). Cities and Smart Technology: The Case of Cycling. Journal of Urban Technology, 31(1), 1–7. https://doi.org/10.1080/10630732.2024.2347806 e Nilsson, J. H. (2019). Urban bicycle tourism: path dependencies and innovation in Greater Copenhagen. Journal of Sustainable Tourism, 27(11), 1648-1662.